Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Espetadas de Vitela em Pau de Loureiro com Molho da Posta à Mirandesa parece uma enorme misturada, mas foi a minha escolha para um almoço de aniversário entre amigos e recebeu muitos elogios. A receita estava completamente esquecida nos meus arquivos desde o início de Setembro, mas com o Verão de S. Martinho à porta eu diria que é uma boa escolha para um almoço de domingo fora de portas.
É usual o pau de loureiro nas espetadas madeirenses, pelo menos foi o que me disseram, já que nunca tive oportunidade de visitar a Ilha, mas como passei o meu aniversário em terras transmontanas e por lá a vitela grelhada serve-se com molho, juntei ambos e o resultado foi, quanto a mim, excelente.
Espetadas de Vitela em Pau de Loureiro
Ingredientes:
Para as Espetadas
Para o Molho
Preparação:
Colocar os pedaços de carne nos paus de loureiro, temperar com sal e assar nas brasas, bem ou mal passado consoante o gosto.
Entretanto cortar os dentes de alho às lascas juntá-los ao azeite e levar ao lume apenas para aquecer ligeiramente, o alho não pode nem deve fritar.
Retirar do lume juntar o vinagre, mexer bem e deitar sobre a carne assada e servir de imediato.
Notas: Tenho várias pessoas na família com arbustos de loureiro, quando vou apanhar o louro escolho logo os ramos mais direitinhos e corto-os logo do mesmo tamanho.
Pode usar-se fresco ou secar. Eu usei os paus de loureiro secos. O aroma ao louro fica naturalmente na carne e para quem gosta é muito agradável.