Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Nestes tempos conturbados em que vivemos e em que não tarda faz um ano que praticamente estou em teletrabalho, cozinhar tem sido uma terapia, mas também um desafio. Não foi fácil, para mim que sempre decidi o que fazer para o jantar no próprio dia, gerir ementas e compras de forma a programar as nossas refeições diárias e ir o mínimo de vezes ao supermercado.
A certa altura parecia que estávamos sempre a comer a mesma coisa. Consegui a proeza de pôr o meu marido a cozinhar e a tomar gosto de andar à volta de receitas novas, pegámos nos livros de receitas que temos para ali arrumados a um canto e começámos a fazer coisas novas todos os dias e voltei a inventar um pouco nos temperos para dar um twist em alguns clássicos que se fazem cá por casa como é o caso deste entrecosto a que a laranja e o licor lhe deram um sabor completamente diferente do que é costume.
E vocês? Como têm "sobrevivido" a estes tempos estranhos?
Entrecosto no forno com Licor Beirão
Ingredientes:
Preparação:
De véspera temperar o entrecosto com sal, pimenta, alho, uma pitada de colorau, uma colherzinha de ervas de provence e o sumo de laranja.
No dia seguinte põe-se o entrecosto num tabuleiro de ir ao forno rega-se com a marinada , um fio de azeite (usei azeite que fiz com casca de laranja) rodelas de laranja partidas em quartos e por fim um bom cálice de Licor Beirão.
Vai ao forno médio (+/- 150º C) durante mais ou menos uma hora, tira-se do forno, vira-se a carne com ajuda de dois garfos e volta a ir ao forno mais uma hora ou até estar a carne macia.
Notas: Se quiser menos tempo no forno, é aumentar a temperatura para os 180º, que vai assar em cerca de uma hora.
Para receitas que levam casca de laranja, só uso laranjas biológicas sem qualquer tipo de produto ou encerado na casca.