Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Este foi um dos vinhos que tive a oportunidade de provar num jantar de apresentação dos vinhos franceses que iriam estar à venda no LIDL no início de Outubro.
É um tinto frutado que recebeu muitos elogios da maioria dos presentes. Foi servido a solo entre pratos, durante uma prova com harmonização, mas confesso que na altura não me entusiasmou.
Resolvi dar-lhe nova chance, sou daquelas pessoas que não desistem à primeira, e se os entendidos no assunto diziam que era excelente, eu tinha que o provar de novo, pelo que aproveitei uns marmelos vindos do Fundão, e um queijo fresco de cabra para o experimentar outra vez.
E não é que fez uma harmonização excelente?
Compota de Marmelo com Côtes du Rhône
Ingredientes:
Preparação:
Descascar os marmelos e cortá-los aos cubos.
Colocar um tacho ao lume com o vinho, a casca de laranja, o açúcar e o cravinho, juntar os marmelos e deixar levantar fervura. Baixar o lume e deixar cozinhar em lume brando até o marmelo estar cozido e macio.
Retirar o marmelo com uma escumadeira e reservar. Aumentar o lume e deixe ferver até obter uma consistência de xarope. Deitar sobre os marmelos que devem ser servidos com queijo de cabra, queijo azul, brie ou camembert.
Notas: Se preferir pode cortar os marmelos aos gomos.
Se necessário pode juntar um pouco de água caso o marmelo não esteja cozido e o molho se tiver evaporado.
Não tem que ser feito com vinho francês, embora este tenha um preço apetecível, pode usar qualquer outro vinho tinto frutado.