Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Já provei o doce da foto, o jantar em casa da P. foi muito bom e o doce fez sucesso, principalmente o Creme de Pasteleiro, que alguém dizia que fazia lembrar o recheio das Bolas de Berlim.
Por isso e tal como prometido, aqui fica a receita que é relativamente simples, isto porque eu não me dei ao trabalho de fazer a massa folhada e também foi rápido de fazer.
Folhado com Creme de Pasteleiro e Morangos
Ingredientes:
Para o Creme de Pasteleiro
Leve o leite ao lume com a casca de limão, o açúcar baunilhado e o sal. Deixe ferver.
À parte bata as gemas com o restante açúcar até fazer creme e junte-lhe a farinha.
Retire a casca do limão ao leite, e junte-o aos poucos ao preparado anterior até as gemas estarem completamente dissolvidas.
Leve de novo ao lume, mexendo sempre até engrossar. Quando começa a engrossar deve-se mexer vigorosamente com uma vara de arames para ficar homogéneo e retira-se do lume.
Entretanto estende-se a massa folhada e corta-se em rectângulos iguais, polvilha-se com um pouquinho de açúcar em pó (atenção é mesmo muito pouco, porque com o calor o açúcar vai caramelizar a superfície da massa folhada), vai ao forno aquecido a 180º sobre papel vegetal próprio para ir ao forno - cerca de 10 a 15 minutos).
Retira-se do forno e deixa-se arrefecer.
Lavam-se os morangos e cortam-se às metades.
Montagem:
Corta-se a massa folhada no sentido do comprimento, barram-se as bases com metade do creme de pasteleiro, colocam-se por cima os morangos, depois o restante creme de pasteleiro e por cima o resto da massa folhada. Polvilha-se o doce com açúcar em pó, e depois vem a parte melhor, saboreia-se sem pressas...
Nota: Uma embalagem de massa folhada deu para fazer quatro folhados grandes.