Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Já todos perceberam que eu adoro fazer pão e desde que tenho este blog que faço pão todas as semanas, ao final deste tempo continuo a ficar hipnotizada a olhar para o forno a ver o milagre da transformação da massa e enebriada com o aroma do pão récem cozido.
Falta-me experimentar muita coisa em termos de pão, gostava de experimentar a "sour dough" ou "massa madre" cujo nome em português ainda não consegui perceber se é isco, massa mãe ou massa velha, seja como for parece-me a forma mais primária e saudável de fazer pão que no fundo é criar o fermento apenas a partir de farinha e água, sem qualquer químico ou aditivo, mas ainda não é desta vez que eu entro nessa aventura.
Para participar no 3º aniversário do BreadBakingDay promovido pela Zorra cujo tema são Pães com Frutos Secos resolvi fazer um Pão de Batata Doce e Nozes.
Pão de Batata Doce e Nozes
Ingredientes:
Preparação:
Coze-se a batata doce, préviamente descascada, deixa-se arrefecer um pouco e desfaz-se com um garfo. Junta-se farinha, o sal, o fermipan, a água morna aos poucos e amassa-se muito bem, por fim adicionam-se as nozes. A massa deve ficar ligeiramente mais húmida do que a do pão e quanto mais amassar, melhor fica.
Depois de bem amassada, deixa-se levedar até duplicar de volume. Com as mãos enfarinhadas divide-se a massa e fazem-se umas bolas, que se deixam repousar mais 15 a 20 minutos antes de ir para o forno.
Coze em forno quente cerca de 20 a 25 minutos.
Nota: Se gostarem também podem adicionar à massa umas passas de uva ou figos secos finamente picados.
In English:
Walnuts and Sweet Potato Bread
Ingredients:
Preparation:
Peel and boil the sweet potatos and smash them with a fork, let them cool until warm, then add the flour, salt, yeast and the warm water gradually, knead very well. Add more warm water if necessary. The dough shoud be slightly wetter then bread dough and the more knead the better it gets. Let rise in a warm place covered with a cloth, until it duplicates volume.
Then divid the dough into pieces, make the breads and let rise for another 15 to 20 minutes.
Bake in preheated oven (220º) for about 20 to 25 minutes, it depends on the oven.
If you like it you can add to the dough dried grappes or figs finely chopped.