Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Demorou mas chegou, a minha participação no desafio do 3º. aniversário do Three Fat Ladies.
Destas três Senhoras eu só conheço a querida Pipoka e foi a pensar nela e nos seus pratos exóticos que fiz este Chutney de Figo e Maçã, uma mistura agri-doce que acompanha muito bem pratos de caril, mas que também é o acompanhamento perfeito para um prato de carne assada, um fondue, ou um simples bife grelhado, sendo por isso muito versátil.
Espero que as Três Senhoras Gordinhas continuem a presentear-nos com as suas iguarias que eu cá estarei para as ir provando e desejar-lhes as maiores felicidades.
Chutney de Figo e Maçã
Ingredientes:
Preparação:
Cortar os figos aos pedacinhos, picar os alhos e o gengibre e por fim as maçãs em fatias finas.
Numa tigela colocar as maçãs, os figos, o mel e o açúcar e levar ao micro-ondas um minuto ou até o açúcar e o mel terem derretido.
Adicionar os restantes ingredientes e levar de novo ao micro-ondas por mais 15 minutos, mexendo com uma colher de pau a cada cinco minutos.
Colocar em frascos previamente escaldados e tapar de imediato.
Notas: Aguenta-se perfeitamente durante um mês, masi não sei porque nunca durou tanto tempo.
Usei figos secos para acabar com uns quantos que ainda restavam na despensa, mas pode e deve ser feito com figos frescos.
As maçãs prefiro usar reineta pois desfazem-se em puré com a cozedura ao contrário das outras.
O gengibre é ligeiramente picante, a pimenta em grão dá sabor mas não pica, por isso se gostarem de picante é só adicionar um ou dois piri-piri consoante o gosto.
Se não gostar do sabor tão avinagrado junte uma ou duas colheres de sopa de água.
Conteúdos com a Tag Chutney aqui no Tertúlia.