Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Enquanto eu andava ocupada a preparar um lanchezinho para o marido levar para uma aventura radical de fim de semana com os amigos, ele preparou o jantar sozinho, sem receita e sem instruções e eu só vos digo que estava perfeito, estou a ver que qualquer dia tenho concorrência ao Tertúlia.
O que eu andei a fazer foi isto:
Umas pequenas bolas de carne, cuja receita já está aqui no blog mas que desta vez fiz em versão miniaturas.
E uns bolinhos de maçã cuja receita também já estava aqui, mas cujas miniaturas ficam ainda melhores que o original.
Mas vamos ao que importa, o jantar. Não é todos os dias que tenho o previlégio de ter o marido a cozinhar para mim, nem sei se os maridos de bloguers de cozinha o costumam fazer, o meu só vai de vez em quando, mas quando vai consegue sempre surpreender-me e quando viu que eu ia tirar as fotografias ficou orgulhoso do seu trabalho e com um sorriso do tamanho do mundo.
Claro que eu sou suspeita a falar, mas devo dizer que gostei muito do resultado final, dando-lhe por isso honras de um post aqui no meu "estaminé".
Bifes de Perú com Presunto Frito e Molho de Natas
Ingredientes:
Preparação:
Temperar os bifes com o alho, o sal, a pimenta e o sumo de limão e deixar repousar por 10 a 15 minutos.
Numa frigideira colocar a margarina e o azeite, aquecer e colocar as folhas de manjericão só para murcharem, retiram-se e reservam-se.
Depois fritam-se ligeiramente as fatias de presunto e reservam-se.
Por fim fritam-se os bifes de perú, alourando de ambos os lados, junta-se 1 cálice de vinho branco e deixa-se fervilhar até reduzir a metade, retiram-se os bifes e reservam-se.
Adiciona-se então à frigideira meio pacote de natas e uma colher de sopa de ketchup, mexe-se bem e apaga-se o lume.
Num prato colocam-se os bifes com as fatias de presunto por cima, rega-se com o molho de natas e coloca-se o manjericão por cima, serve-se de imediato acompanhado por arroz branco e uma salada verde.
Notas: Ele queria usar salva, mas acabou por utilizar manjericão que era o que havia em casa.
Apesar de eu não costumar usar natas na comida o molho ligou muito bem com os restantes ingredientes.
Para quem estiver interessado em saber a aventura radical foi a travessia em caiaque de Peniche até às Berlengas, uma aventura arrojada quando o mar está bravo como foi o caso desta vez, embora quem vá goste bastante e continue a repetir ano após ano.