Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Entre a leitura de um livro, a manicure e uns trabalhos manuais que tinha há muito na ideia, o dia fez-se de preguiça.
A entrada na cozinha deu-se ao final da tarde e depois de tanto descanso os resultados não podiam ser melhores.
Num passeio virtual pelo Flagrante Delícia, cujo livro saiu recentemente, fui buscar a massa que sabia ser de sucesso garantido, depois trouxe comigo a inspiração encontrada no blog russo da Irina Chadeyka e o marido sugeriu o iogurte, foi assim que surgiu esta sobremesa que pode ter inúmeras variantes consoante o tempo, o gosto e a vontade do freguês. Fresquinha e apetecível num dia de calor foi a nossa sobremesa neste feriado de doce preguiça.
Tarte de Chocolate com Iogurte Grego e Alperces
Ingredientes:
Para a Massa
Para o Recheio
Preparação:
Massa
Numa taça colocar a farinha, o cacau e o açúcar e misturar. Juntar a manteiga e trabalhar a massa com a ponta dos dedos até ter o aspecto de areia molhada, adicionar a gema de ovo e a água fria e misturar rapidamente até obter uma bola que se envolve em filme de cozinha e se guarda por 30 minutos no frigorifico.
Estender a massa com o rolo da massa e com ela forrar uma tarteira previamente corrada com papel vegetal de cozinha, picar o fundo da tarte com um garfo, cobrir também com papel vegetal e colocar feijão ou grão por cima (eu uso pedrinhas) e levar ao forno quente por 15 ou 20 minutos. Retirar do forno, deixar arrefecer e reservar.
Recheio
Entretanto levar uma frigideira ao lume com uma colherzinha de manteiga e alourar os alperces dos dois lados, polvilhar com uma colher de sopa de açúcar ou um fio de mel, refrescar com o vinho do porto, deixar fervilhar só para evaporar o álcool, apagar o lume e deixar arrefecer.
Montagem
Deitar um iogurte grego açucarado sobre a base da tarte e espalhar uniformemente, colocar por cima os alperces, regar com o molho dos alperces e polvilhar com os pistachos.
Servir fresco.
Notas: Eu adorei o contraste do ácido dos alperces com o doce do chocolate, já o marido gostou da base e do iogurte mas não apreciou o ácido dos alperces que colmatou regando o doce com um fio de mel.
A tarte é pequena, não se esqueçam que por aqui na maioria das vezes cozinha-se apenas para dois, por isso se quiserem uma tarte maior terão que duplicar as quantidades.
A base da tarte pode ser feita de véspera, no entanto o recheio deve ser colocado no máximo uma hora antes de servir para não ficar tudo molengão.