Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Desde o Natal que tinha em casa uma máquina para estender a massa fresca e ainda não tinha tido coragem para a usar porque pensava que era um processo difícil e moroso. Para ser sincera é um pouco moroso, mas acaba por ser uma tarefa muito divertida para fazer em família, ou com amigos como foi o caso.
A amiga que me ofereceu a máquina, disse-me que gostava de fazer um jantar lá em casa com massa fresca, e foi assim que na sexta-feira combinamos o jantar para o dia seguinte, saí de casa no sábado ao final da tarde, dentro da alcofa iam os utensílios para fazer a massa e passamos o serão na aventura da massa fresca, foi uma diversão em casa da I. e do F., havia farinha por todo o lado, ops! Acho que para a próxima tenho que ter um bocadito mais de cuidado.
A receita encontrei-a no Sabores de Canela, e apenas sofreu pequeníssimas alterações.
Por experimentar ficou a massa verde, com espinafres, que fica para uma próxima vez, quem sabe para uma lasanha.
Massa Fresca
Ingredientes
Massa base
Preparação
Massa Base:
Coloque a farinha na bancada, faça um buraco no meio, coloque os ovos e o sal e trabalhe a massa até obter uma massa homogénia que não se cola nem aos dedos nem à bancada.
Embrulhe a massa em película aderente para não secar e guarde por 30 minutos até fazer a massa.
Polvilhe com farinha a bancada onde vai trabalhar e a massa também sempre que comece a colar.
Divida a bola em 2 e introduza uma delas na máquina, passando pelo rolo na posição mais espessa (maior abertura) pelo menos 6 vezes, dobrando sempre a massa.
Só depois desta operação deve ir reduzindo até à espessura pretendida , no final escolha então o formato.
Polvilhe a massa já feita com farinha de milho para não colar.
Pode consumir de imediato, tendo em atenção que o tempo de cozedura são 3 minutos.
Massa Laranja:
Proceda de igual forma que a anterior.
Notas: A massa base serviu para fazer uns raviólis de abóbora que saíram saborosos, mas que por inexperiência desta cozinheira pareciam gigantescas almofadas, terão por isso que ser repetidos outra vez.
A proporção para a receita de massa base é de um ovo para cada 100 g de farinha
A outra massa foi servida com dois molhos diferentes, molho de tomate e molho de cogumelos e nozes, inventado à última hora e que foi feito da seguinte maneira, alourei uns quadradinhos de bacon e um dente de alho numa colher de sopa de azeite, adicionei os cogumelos frescos e temperei com sal e pimenta, deixei cozinhar em lume forte até evaporar todos os líquidos, por fim juntei 4 ou 5 nozes picadas e um pacote de natas ligeiras, dá-se uma mexedela e serve-se de seguida bem quente.