Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Entre Portugal e o Brasil existem muitas semelhanças, mas também muitas diferenças, e desde que comecei o Tertúlia que tenho aprendido imenso com os blogs do outro lado do Atlântico.
Na altura de cozinhar, Torta vira Rocambole, Tarte vira Torta, o mesmo gosto a mesma doçura mas nomes diferentes.
Entretanto lembrei-me de uma receita portuguesa bem antiga, o nome é igual a uma outra receita do Brasil, embora diferentes entre si um dos pontos em comum é o nome.
Para acabar com o mistério, estou a falar de Fricassé, o mais tradicional é o de frango, mas pode-se fazer fricassé de quase tudo, o segredo do fricassé português está no molho bem cremoso, feito à base de gemas de ovo, com o leve travo ácido do limão, ambos obrigatórios na sua confecção.
Este é um dos clássicos cá de casa, a receita não tem grandes segredos, embora se deva ter algum cuidado na hora de completar o molho para não talhar.
Frango de Fricassé
Ingredientes:
Preparação:
Aloura-se o frango no azeite quente, junta-se a cebola bem picadinha, o sal, a pimenta, o colorau, um copo de vinho branco e deixa-se cozinhar em lume brando, acrescentando um pouco de água se virmos que começa a ficar muito seco.
Entretanto misturar as gemas com a salsa picada e o sumo de limão.
Quando o frango estiver cozido, retira-se do tacho.
Adicionam-se as gemas com o limão e a salsas ao restante molho do frango e leva-se de novo ao lume, mexendo sempre para engrossar.
Nesta última fase é necessário ter cuidado para o molho não talhar.
Nota: Se por acaso o molho talhar, tritura-se com a varinha mágica e leva-se de novo ao lume com uma colherzinha de amido de milho para ligar.