Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
De há um tempo para cá, sempre que uma colega de trabalho faz anos eu faço um doce, para além de ser um presente carinhoso é uma forma deste blog ter de quando em vez umas coisas doces, senão já estaríamos a dieta há muito tempo.
Hoje a "nossa Brazuquinha", como lhe chamamos carinhosamente, faz anos, não vou dizer quantos, porque ela acha que já são muitos, mas em relação a mim ela é uma menininha.
Ela é a única Brasileira a trabalhar na nossa empresa e é responsável por eu gostar tanto dos salgadinhos da Tia Cleuza, do Bolo de Mandioca da Vilma, e de tantas outras coisas boas que de vez em quando ela trás para eu provar. E se ela nos mima de vez em quando com gostosuras brasileiras, hoje é a minha vez de a mimar com um bolo de aniversário. Muitos Parabéns !
Para comemorar escolhi um bolo muito antigo, de um livro também ele muito antigo emprestado por outra colega de trabalho, presumo que seja do início do século passado, talvez dos anos 40 e comemorativo dos 70 anos do Fermento em Pó Royal, uma marca que é por si só um ícone da culinária.
O que achei mais curioso nesta receita é que começamos por bater as claras e vamos adicionando a elas todos os restantes ingredientes, no final temos uma massa fofa.
Bolo de Abacaxi
Ingredientes:
Preparação:
Bater as claras em neve, adicionar-lhe as gemas e o açúcar lentamente, depois a calda do abacaxi, adicione a seguir a farinha e o fermento e por fim a essência de baunilha.
Unta-se muito bem uma forma, polvilha-se com açúcar mascavado e forra-se o fundo com rodelas de abacaxi, põe-se a massa por cima e vai ao forno, temperatura média até estar cozido.
Embora a receita original diga 50 minutos, os fornos hoje são bem mais sofisticados e no meu demorou 30 minutos a 180º e tive que pôr papel de alumínio por cima para não queimar.