Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Food and Cook é um dos blogs que visito, dia após dia, com um enorme prazer, tanto pelas receitas como pela excelente fotografia, por isso, quando vi esta receita tive de imediato a certeza de que a iria fazer brevemente.
O único problema era arranjar um pretexto para o fazer, uma vez que os doces só passam pela minha mesa em dias festivos, e eu já tinha feito um montão de doces pelo aniversário do marido, nada que não se resolvesse rapidamente porque a minha colega de gabinete também fez anos hoje e juntando o útil ao agradável, em vez de um presente ofereci-lhe um bolo de aniversário.
Chama-se Boston Cream Pie, mas nem tem origem em Boston, nem é uma pie (tarte), a receita foi publicada por um jornal de Nova York e talvez por ser cozido em formas de tarte, as únicas utilizadas pelos colonos na época, tenha daí herdado o seu nome. A cobertura original de açúcar foi alterada pelo Chef francês, M. Sanzian do Boston’s Parker House Hotel para uma cobertura de chocolate e assim permaneceu até hoje, sendo um dos doces característicos da região do Massachussets, cuja capital é Boston e justificando assim também o nome de Boston Cream Pie.
A receita original é do livro "How to be a Domestic Goddess" da Nigella Lawson uma senhora de quem muito se fala ultimamente, por razões óbvias: tudo o que ela faz tem um aspecto apetitoso.
Boston Cream Pie
Ingredientes:
Para o Bolo:
Para o Recheio:
Para a Cobertura:
Preparação:
Bolo:
Numa taça bater o açúcar com a manteiga até estar cremoso, adicionar os ovos um a um, adicionando o seguinte apenas quando o anterior estiver completamente integrado na massa. Juntar depois a farinha, o fermento, a maizena, e por fim o leite.
Levar ao forno em duas formas untadas durante cerca de 20 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grelha.
Recheio:
Enquanto o bolo coze, prepara-se um creme de pasteleiro batendo as gemas de oco com o açúcar até dobrar o volume, adicionar-lhe a farinha e um pouquinho de leite e reservar.
Entretanto levar o restante leite com as natas ao lume, quando estiver quente juntar o preparado das gemas, baixar o lume e mexer com uma colher de pau até engrossar, retirando de imediato do lume, continuando a mexer. Tapar com film colocado mesmo por cima do creme para não criar "nata" por cima e deixar arrefecer.
Cobertura:
Picar o chocolate, levar o leite ao lume, quando estiver quase a ferver adicionar o chocolate picado e apagar o lume. Mexer com uma vara de arames até o chocolate estar completamente derretido e incorporado no leite e reservar.
Numa frigideira colocar o coco ralado e levar ao lume mexendo sempre até o coco ficar com uma cor dourada.
Montagem:
Colocar um bolo sobre o prato, barrar com o creme de pasteleiro, colocar o outro bolo por cima, vazar o chocolate por cima do bolo começando pelo centro e formando círculos para o chocolate escorrer pelo bolo naturalmente e polvilhar com o coco ralado.
Notas: A cobertura original do bolo é feita com natas, leva menos quantidade de chocolate e não leva coco ralado.