Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Hoje trago-vos duas receitas de sapateira, as únicas que se vão fazendo cá por casa, não porque não haja muitas outras formas de a confeccionar mas porque estas são as duas que mais gostamos.
No entanto, e porque sei que nem todos sabem como arranjar uma sapateira, resolvi ter um pouco mais de trabalho e em conjunto com o marido mostrar-vos uma espécie de passo a passo.
Não vos ensino a cozê-la porque não o faço cá em casa, simplesmente compro-as cozidas e essa parte passo à frente. Dizem que esta é a melhor altura do ano para comprar sapateiras, não sou eu que o digo mas a senhora do viveiro onde costumo comprá-las, é quando estão mais cheias.
Primeiro passo, como escolher uma sapateira, diz-se que as fêmeas são melhores que os machos, mas para distinguir uns dos outros não é difícil, conforme a figura abaixo, a base da sapateira fêmea é mais redonda, a do macho é mais estreita, se tiverem dúvidas talvez seja melhor perguntar ao vendedor.
Segundo passo, como abrir uma sapateira:
Terceiro passo o que se deita fora, ou seja o que não é comestível do lado esquerdo e o que é comestível do lado direito e em baixo (a parte onde estavam agarradas as patas e por onde se abriu a sapateira também é comestível):
Posto isto basta retirar o que não presta e tudo o resto coloca-se numa taça e esmaga-se com a ajuda de um garfo, retira-se também a carne que está na parte de onde se retiraram as patas da sapateira e temos algo como o que está na figura acima do lado direito.
Agora vamos às receitas:
Sapateira Recheada
Ingredientes:
Preparação:
Misturar tudo, rectificar se está bom de sal. A mistura deve ficar ligeiramente avinagrada e com o aspecto de uma mousse, se estiver muito liquido adicionar um pouco mais de maionese. Normalmente serve-se na própria concha da sapateira depois de lavada e seca. Eu pessoalmente prefiro servir em tacinhas.
Acompanha com tostas.
Sapateira Gratinada
Ingredientes:
Preparação:
Faz-se um refogado com a cebola o alho e o azeite, deita-se o miolo da broa e a cerveja preta e por fim o miolo da sapateira e os coentros picados e um pouco de picante se gostar.
Deixa-se evaporar o líquido e põe-se em pratinhos que possam ir ao forno e à mesa, para quem gostar pode polvilhar com um pouco de queijo ralado, mas eu nunca ponho.
Vai ao forno uns 1o a 15 minutos para gratinar
Serve-se quente e pode acompanhar com salada de folhas verdes.