Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Às vezes temos fome e não nos apetece comer, digo, comer comida de prato, mas se a coisa for um petisco, pica daqui, pica dali, a coisa até vai e no final soube-nos muito melhor que umas quaisquer bifanas no prato com batatas fritas e salada.
Quando eu era miúda, já era assim, costumava ter fome de coisas específicas, fome de sopa? Nunca!
As minhas fomes eram refinadas, tinha fome de bolachas, fome de fruta, fome de iogurtes, fome de bolo, enfim, as fomes variavam de acordo com a hora do dia ou do apetite, que na altura, diga-se de passagem nunca era muito.
Diziam que eu era um "pisco" a comer, não sei o que é um "pisco", mas concordo que não era de muito alimento, ainda hoje contento-me com pouca coisa, e apesar de gostar de quase tudo, confesso que prefiro picar qualquer coisa.
Pois hoje a minha fome era de Pica-Pau, não sei exactamente a origem do nome, embora desconfie que tem tudo a ver com o termo picar, petiscar, ou pintxar como dizem os bascos, termo que eu tanto gosto, pois foi isso mesmo que fizemos ao jantar, petiscamos este pica-pau de Outono com uns cogumelos que lhe deram graça e o diferenciaram dos demais.
Pica-Pau de Porco com Cogumelos Portobello
Ingredientes:
Preparação:
Coloque o azeite num tacho, aloure a carne, adicione o alho picado, tempere com sal, junte o vinho branco e o molho inglês e deixe cozinhar por 5 ou 10 minutos.
Lave os cogumelos, corte-os ao meio e depois às tiras. Junte os cogumelos à carne e mexa com uma colher deixe cozinhar por mais 10 minutos.
Em menos de meia-hora o jantar estava na mesa para saciar o apetite do momento.
Nota: Segundo informação recebida da Torrada e Meia de Leite um "pisco" é o termo popular para um passarinho pequeno.