Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Na sequência de um comentário no meu post do Doce de Ameixa feito por uma leitora da Grécia, fiquei a saber que os gregos usam uma planta de nome arbaroriza (Rose Geranium Pelargonium) para aromatizar doces de fruta e um prato de carne de porco com marmelos.
A D. do Blog Lemon enviou-me por e-mail várias receitas de Carne de Porco com Marmelos e Arbaroriza que já fiz por duas vezes, a primeira não saiu muito bem pois os marmelos cozeram depressa de mais tendo ficado em puré, mas desta vez o prato ficou mais apresentável.
Quanto à planta usada, depois de uma breve pesquisa na net cheguei ao seguinte resultado:
Arbaroriza - Albaroza, em Francês pélargonium ou geranium odorant; em Inglês nutmeg geranium, é um tempero pertencente à família dos gerânios. Um excelente aromatizante para doces de frutas principalmente para marmelos. Também é utilizado para cozinhar especialmente os que têm aroma de limão.
Acontece, no entanto, que eu sou um pouco medrosa quanto ao uso de plantas que desconheço por isso tirei umas fotos do gerânio da minha varanda e recorri à querida Neide Rigo do Blog Come-se para me ajudar a identificar a planta, que prontamente me respondeu identificando a plantinha como sendo Gerânio de Cheiro e remetendo para um post muito completo sobre gerânios perfumados com receitas e tudo, não deixem de ler, aliás no Blog da Neide aprende-se muito sobre plantas que nunca imaginei serem comestíveis.
Ao mesmo tempo coloquei fotos do dito gerânio na minha conta do Flickr pedindo ajuda para identificar a planta, e foi assim que também que a V., natural da Grécia identificou a plantinha, aconselhando apenas que a usasse em pouca quantidade uma vez que a das flores rosa tem um sabor mais intenso que a das flores brancas.
Do Brasil também me chegou a informação, através da Verachitta, que esta planta também pode dar pelo nome de malva rosa e que é usada para fins terapeuticos.
Assim e com tantos nomes que a dita Arbaroriza tem, eu resolvi chamar-lhe apenas, e tal como a Neide, Gerânio de Cheiro.
As suas folhas têm um aroma muito agradável, que faz lembrar uma mistura de flores com noz moscada, que permanece nas mãos quando tocamos da planta.
De todos os benefícios e usos que esta planta parece ter, eu acrescento um da minha experiência pessoal, pode não ser científico, mas desde que tenho esta planta na minha varanda deixei de ter insectos (moscas e mosquitos) dentro de casa, será que a plantinha teve algo a ver com o assunto? Eu acredito que sim.
Carne de Porco com Marmelos e Gerânio de Cheiro
Ingredientes:
Preparação:
Levar uma frigideira ao lume com o azeite, e alourar a carne, retirá-la para um prato e refogar a cebola cortada em gomos, adicionar o vinho e mexer com uma colher e voltar a pôr a carne no tacho.
Tempere com o sal, a pimenta e a noz moscada, junte as folhas de gerânio e deixar cozinhar em lume médio. Se necessário adicionar um pouco de água (eu adicionei um copo com água).
Entretanto descasque os marmelos, lave-os e corte em gomos, aloure-os num fio de azeite. Quando a carne estiver quase pronta, adicione os marmelos, deixe cozinhar mais 5 minutos a 10 minutos em lume brando para o marmelo absorver os sabores do molho.
Retire as folhas de gerânio, regue com sumo de limão e sirva com arroz branco.