Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
É sempre uma dor de cabeça escolher o que pôr na mesa nos dias de aniversário cá em casa, sei que os amigos estão sempre à espera de alguma novidade, e outros já fazem encomendas, como o meu amigo F . que me pediu o meu Doce de Coco.
Este é talvez o doce que mais trabalho me deu até chegar ao resultado pretendido. Como todas as coisas na vida tem uma história, e a história deste doce começa nas recordações de infância da minha mãe e de um doce que a Tia do Brasil fazia.
Quando o comecei a fazer ainda não havia internet para fazer pesquisas, a tia coitadinha já tinha morrido há muito e a descrição da minha mãe não chegava para fazer o doce por isso houve algumas tentativas menos bem sucedidas. De qualquer das formas quando descobri que esse famoso doce era feito com maizena, eu já tinha criado a minha própria receita e assim ficou até hoje. A textura do doce é mais aproximada com uma gelatina e no meu entender não pode ficar muito doce porque a calda de ameixas é que lhe vai dar o doce que falta.
Doce de Coco com Calda de Ameixa Preta e Vinho do Porto
Ingredientes:
Doce
Calda
Preparação:
Ferva o leite com o coco ralado, deixe arrefecer um pouco e passe por um passador para extrair todo o leite. Reserve o leite.
Ponha as folhas de gelatina de molho em água fria para amolecerem (+/- 4 a 5 minutos) escorra-as e junte ao leite ainda morno para dissolver.
Bata as natas com o açúcar para aumentarem de volume, junte o leite de coco e o leite fervido já morno, ponha numa forma para gelatina e leve ao frio de um dia para o outro para solidificar.
Entretanto prepare a calda levando as ameixas ao lume com o vinho porto e o açúcar, deixe fervilhar devagarinho, mexendo de vez em quando até reduzir para metade, retire do lume e deixe arrefecer.
No dia seguinte desenforme o doce e sirva com a calda de ameixa por cima
Nota:
Pode susbtituir as 4 colheres de açúcar, por 3 de adoçante, se assim for não o leve a ferver com o leite, junte-o posteriormente.