Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Mil folhas se poderão escrever sobre o encontro de Lisboa que trouxe uma certa Ameixa viajante que numa espécie de "dejá-vu" partiu do norte à conquista de terras da mourama, mas não se iludam, não houve guerras nem batalhas, mas pelo sim pelo não os moiros de Lisboa reuniram gentes desde as beiras até ao reino dos Algarves, não fosse a coisa virar para o torto e não termos tempo para arranjar reforços.
O encontro foi na Expo e a companhia não poderia ter sido melhor, éramos mais de vinte, e chilreamos a tarde toda por entre colheradas de gelado fresquinho que a tarde estava muito quente e "mea culpa" quase fiz o pessoal atravessar o deserto para chegar à geladaria.
E como esta Ameixinha merece, o encontro de Lisboa fica aqui por mim resumido, noticiado e eternizado por um Mil Folhas de Ameixa cuja inspiração fui buscar ao Blog da Joana, um blog com receitas fantásticas e uma fotografia belíssima, mas como está escrito em cirílico tive que utilizar o google translator que ela tem ao cimo da página, traduzi para espanhol e percebi tudo direitinho, mas como sou muito prática criei uma versão um pouco mais simples.
Mil Folhas de Ameixa
Ingredientes:
Preparação:
Faça o creme de pasteleiro que está aqui ou aqui e reserve.
Corte a massa filo em quadrados ou rectângulos de igual tamanho, faça conjuntos de 8 a 10 folhas cada um e pincele cada folha muito levemente de margarina, polvilhado a última com uma colherzinha de açúcar. Leve ao forno quente cerca de 10 minutos ou até as folhas terem um tom dourado.
Corte as ameixas ao meio, tire os caroços e depois corte em gomos finos.
Montagem:
Coloque uma camada de folhas, uma de creme, uma de ameixas, outra de creme, outra de folhas, creme, ameixas, creme, folhas.
Na última camada de folhas polvilha-se com açúcar em pó, canela e amêndoa torrada. Enfeita-se com umas fatias de ameixa e serve-se frio.
Ameixa, espero que gostes