Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Regresso ao Passado

por Moira, em 19.05.09

Hoje resolvi viajar de novo no tempo e regressar de novo à era medieval para fazer mais uma receita completamente diferente do que estamos habituados.

Segui a receita quase à risca, à excepção do primeiro passo que por o ter acho estranho improvisei, de qualquer das formas aqui não estou obrigada a nenhum rigor histórico. 

A pesquisa que fiz há bastante tempo atrás deu-me um enorme prazer e uma quantidade de receitas que sempre que o tempo me permitir serão testadas e postas por aqui.

A origem desta receita remonta à Inglaterra do séc. XIV, é relativamente simples, mas de sabor exótico, a receita original e a tradução para inglês dos nossos tempos está aqui. Mas, para aqueles que só agora visitam o Tertúlia de Sabores, podem sempre espreitar em gastronomia medieval as outras receitas que testei faz um tempo.

Aqui fica a minha versão ligeiramente modernizada de mais uma iguaria medieval, posso dizer que fica muito bom, principalmente para quem gosta de sabores agri-doces.

 

Coelho em Molho de Vinho Doce e Passas de Uva

(Connynges in Cyrip)

Ingredientes:

  • 1 coelho partido aos pedaços
  • 1 cálice vinho de moscatel (usei Hypocras)
  • 3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto (usei vinagre de Xerez)
  • 1/2 colher de café mal cheia de canela em pó
  • 2 cravinhos ou 1/2 colher de café de cravinho em pó
  • 1 mão cheia de passas de uva, sultanas ou corintos
  • 1 pouco de gengibre descascado e cortado fino (coloquei +/- 2 cm)
  • sal q.b. (embora a receita original não o mencione)

Preparação:

A receita manda cozer o coelho em caldo de carne, eu abdiquei dessa parte e alourei-o num fio de azeite, adicionei todos os restantes ingredientes e deixei cozinhar tapado em lume muito brando durante uns 40 minutos, virando o coelho de vez em quando para todo ele tomar sabor, se o molho evaporar rápidamente e o coelho ainda não estiver cozido adicione uns borrifos de água.

Acompanhei com arroz branco, e legumes cozidos. Se quiser, apesar de não ser de todo medieval, também deve acompanhar bem com um puré de batata ou umas batatinhas fritas.

 

Nota: Como já disse anteriormente quando abordei este assunto , nenhuma das receitas medievais têm quantidades, por isso é necessária alguma imaginação para que os sabores fiquem equilibrados. As quantidades desta e das outras receitas foram calculadas por mim e não quer dizer que sejam as certas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:42


63 comentários

De João a 07.11.2022 às 12:16

Bom dia!

Gostaria de saber se é possível utilizar hidromel no lugar no vinho. E quais as mudanças de ingredientes ficariam interessantes na utilização desta bebida.

Obrigado! Óptimo blog!

De Moira a 10.11.2022 às 21:19

Boa noite João,
Creio que o Hidromel não ficará mal, creio que será quase parecido com o Hypocras que utilizei, por isso não mudaria mais nenhum ingrediente.
No entanto, a mesma receita não deve ficar mal se fizer com frango, já que nem todos gostam de coelho.
Grata pelo comentário.

De Mulher Especial a 04.02.2011 às 13:26

tenho um coelho no congelador á uma semaninha e meia á espera do que fazer com ele, como o piqueno não gosta muito de coelho é mais difícil . mas amanha com visitas o almoço vai ser mesmo coelho seguindo esta receita ;) Vamos ver se fica aprovada

De Moira a 04.02.2011 às 13:58

É uma óptima escolha. Espero que gostem.

De Anónimo a 23.05.2009 às 22:47

Comentário apagado.

De Moira a 24.05.2009 às 18:51

Olá Suzana,
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Gostei de conhecer o seu blog, e hei-de voltar com um pouco mais de tempo. Gosto muito de viajar e já passei por muitas das aldeias históricas de que fala. Quanto às receitas medievais, agradeço, mas se acaso encontrar outras tradicionais, terei todo o gosto em experimentá-las e postá-las por aqui, desde que não sejam muito complicadas que o meu tempo às vezes é muito escasso.
Beijinho e até breve

De aldeiashistoricasdeportugal a 25.05.2009 às 10:54

Olá, mais uma vez!
Vim agradecer-te as palavras e fazer um convite para participar na blogagem colectiva"Aldeia da minha vida" que irá decorrer dia 9 e 10 de Junho.

Conto contigo! Para saber mais, consulta o blogue da aldeia da minha vida.

Beijos Susana

De Lêda Rezende a 23.05.2009 às 14:08

nossaaaaa!!! que maravilha de receita! já vou às compras para os ingredientes, depois lhe conto!
bjbj
Lêda

http://ledarezende.blogs.sapo.pt/
http://blogs.abril.com.br/leda

De Moira a 24.05.2009 às 18:56

Olá Lêda,
Obrigada pela visita, e olha que vou ficar à espera do feedback :))
Bjs

De Mary a 23.05.2009 às 11:16

Moirita, eu adoro sabores agridoces, e gengibre e as especiarias usadas, portanto esse coelhito é um manjar! Ficou bem apetitoso! :)

De Moira a 24.05.2009 às 19:04

Obrigada Mary! És sempre uma simpatia :) mas a receita devia ser mesmo um manjar de reis, princípes e princesas.
Bjs

De Rico a 23.05.2009 às 09:34

Não sou muito dado com coelho mas este aqui esta tão delicioso que eu não diria não, antes pelo contrario diria posso ter mais um pouco... yum :) xx jinhos

De Moira a 24.05.2009 às 19:07

Rico,
Podes fazer a mesma receita usando galinha, e uma vez que sabes bem inglês aconselho uma visita ao site http://www.godecookery.com/ tem uma quantidade incrível de receitas medievais que me parecem extraordinárias, pena que o meu inglês seja tão pobre.
Bjs

De Rico a 24.05.2009 às 21:10

Brigado irei la ver, entretanto se tiveres tempo o meu blog este Rico-Receitas (http://adoro-a-cozinha.blogspot.com) jinhos xx

De Moira a 25.05.2009 às 12:51

Olá Rico,
Já passei por lá e deixei um comentário e uma explicação :)
Bjs

De Claudia a 22.05.2009 às 22:22

Moira,

Adorei seu projeto medieval. Ainda não tinha me dado conta dele. Mas sabes que coelho não entra no meu prato... Tenho um grande amor por coelhos e uma certa conexão que não me permite come-los. Entre outras coisas eu nasci no ano do coelho ( de acordo com os chineses) e durante a páscoa que no Brasil é altamente relacionada com coelhos. Me lembrei uma historinha pessoal engraçada...

Há uns 20 anos eu tive um namorado gaúcho (brasileiro nascido no estado do Rio Grande do Sul) que era dono de um restaurante de comida regional do sul do Brasil. Ele trabalhava muito em eventos no Rio de Janeiro onde um primo (que era meu amigo) tinha um restaurante de cozinha do sul. Uma vez meu namorado fez uma grande festa com jantar todo especial durante um evento de turismo no Rio de Janeiro e eu fui. O prato principal da noite foi arroz de carreteiro de coelho, um prato super tradicional do sul e todo mundo amou. Eu fiquei "fazendo ponte" com o arroz para lá e para cá até que o garçom tirou meu prato sem ninguém perceber que eu não comi um pedaço sequer do coelhinho...

Mas que teu coelho ficou lindo, isso ficou...

De Moira a 22.05.2009 às 23:18

Olá Cláudia,
Eu compreendo, para falar verdade também acho o coelho um animal fofinho, e se fosse eu a criá-los seria incapaz de os comer. Aliás se eu tivesse que matar animais para os comer eu viraria vegetariana na hora.
Essa sua história é bem engraçada :)
Claro que esta receita e tal como diz no original pode ser feita com galinha, que eu também hei-de experimentar.
Esta história da gastronomia medieval surgiu para um jantar entre amigos, só que a pesquisa foi tão interessante que eu vou continuando a explorá-la, pois tem receitas belíssimas e muitas curiosidades, uma delas é que quase todos os pratos sem excepção levam fruta, canela e também se faz muito uso do leite de amêndoas.
Entretanto ando a ler um livro interessante sobre a influência das religiões na gastronomia, qualquer dia falo aqui sobre o assunto, pois tem muita matéria relacionada com a idade média e o cristianismo.
Beijocas e bom fim de semana

De aespumadosdias a 21.05.2009 às 22:24

Mais 1 vez parabéns, desta vez pelo destaque no sapo.

De Moira a 21.05.2009 às 22:51

Obrigado!

De Nucha a 21.05.2009 às 21:23

Idalina,
Que bom encontrá-la por aqui...é à Moira que vamos perguntar como se pode fazer queijo fresco...e pedir que nos dê as receitas de iogurte com leite de soja...
A Idalina é alérgica à lactose...Bjs Idalina
Moira,
Que bom ver-te destacada outra vez...Bem merecido...este blog já era muito bom mas agora com esta "cara" está tão apelativo....!!!!
Bjs da Nucha

De Moira a 21.05.2009 às 23:29

Olá Nucha,
Antes de mais obrigado!
Agora passemos à parte da consultoria hehehe
Com alergia à lactose creio que não há nada a fazer, agora se for só intolerância, pode usar o leite de soja e um iogurte natural, para fazer iogurtes, já perguntei isso anteriormente a uma especialista, numa das minhas postagens de iogurtes em que me puseram essa mesma questão.
Mas se é alérgica à lactose põe-se o mesmo problema com o queijo fresco.
Entretanto queria dar-te dois links sobre o assunto, mas não estou a conseguir entrar em lado nenhum, assim que puder eu dou-te.
Beijocas

De idalina a 23.05.2009 às 20:04

Olá, amigas! Obrigada pelo vosso cuidado. Realmente tenho pensado em fazer iogurte e queijo fresco com leite sem lactose e de 1,5% de gordura, porque não há no mercado qualquer deles com estas características. Gostaria muito de uma receita para queijo fresco, uma vez que aqui na Alemanha não há do nosso queijinho, nem sequer do normal....Seria uma delícia...

De Moira a 26.05.2009 às 23:28

Olá Idalina,
Desculpe só agora responder, mas tenho andado sem tempo para nada.
Aqui vai o link de uma colega blogueira minha homónima, para uma receita de queijo fresco, ela faz com leite de cabra, mas também dá com outro leite, só não tenho a certeza que dê com leite sem lactose.
http://deliciasecompanhia.blogspot.com/2008/05/queijos-de-cabra.html
Entretanto, sei que já li alguma coisa sobre iogurtes feitos com leite de soja, vou procurar e assim que encontrar envio.
Beijocas
Manuela

De idalina a 27.05.2009 às 16:00

Obrigada pela pesquisa. Já li a receita e não me parece difícil. Ajudei muitas vezes a minha avó e as minhas tias a fazerem queijo fresco...O pior parece-me ir procurar aqui o coalho. Não me parece que os alemães tenham tal produto à venda, num país de tudo feito. Terei de deixar os desejos para as férias e vir munida de quantidade suficiente para quando me derem as saudades de queijinho fresco ( talvez com malagueta...) Hum!!...

De idalina a 30.05.2009 às 10:03

Moira, já consegui fazer o iogurte, absolutamente sem lactose!!! Usei, como recomendado na receita da máquina, duas colheres de chá de iogurte sem lact. e enchi com leite da mesma qualidade. Não usei leite em pó. Tenho ainda que procurar nalguma casa de produtos dietéticos algum que não tenha essa enzima. Também não adicionei açúcar, porque estes produtos são já adocicados. Ficou um pouco líquido, mas muito agradável de sabor. Poderei usá-lo certamente para molhos de sobremesas ou para saladas.
Bj

De Coffee and Vanilla a 21.05.2009 às 21:19

Wow, I love the new design Moira! :)

De Moira a 21.05.2009 às 21:25

Hi Margot,
Thank you!
Pedro from Sapo blogs created the new design for me, because he loved my receipts and my photos. I couldn't do it my self.
I'm glad you love it.
I love it too :)

Comentar post


Pág. 1/3








Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2011
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2010
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2009
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2008
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2007
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D