Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O desafio da Mary continua e hoje temos mais um dia da cor "in Red".
O vermelho é uma cor cheia de potencialidades, para além de ser uma das cores mais apetitosas, se é que este adjectivo se pode aplicar a uma cor.
Pensei em centenas de receitas, mas de todas elas acreditei que esta que vos apresento hoje seria a menos óbvia de aparecer num blog, apesar de ser uma receita cheia de tradição, que nos faz recuar no tempo e nos transporta para a cozinha das nossas avós.
Na altura, fazia-se doce para enormes temporadas e consoante a fruta da época.
Fiz apenas uma pequena porção, porque como já se devem ter apercebido cá em casa somos apenas dois, mas depois de um almoço em família, em que acompanhamos este doce de tomate com um belíssimo requeijão de ovelha, pouco sobrou e já me arrependi de não ter feito mais.
Sobre o tomate há ainda a dizer que é uma fruta, e não, não me enganei, o tomate é mesmo uma fruta em termos botânicos, embora tenha sido considerado um produto hortícola por questões económicas.
Chegou à Europa, trazido da América Central pelos espanhóis no século XVI, tendo sido inicialmente cultivado como planta ornamental. Hoje em dia o tomate é um dos elementos mais importantes da cozinha mediterrânica.
É baixo em calorias, é um excelente hidratante e rico em vitaminas e minerais, resumindo um elemento essencial na nossa cozinha e capaz das mais variadas receitas.
Doce de Tomate
Ingredientes:
Preparação:
Num tacho levar ao lume o açúcar com o tomate, e mexa com uma colher de pau até dissolver o açúcar, mexendo depois com alguma frequência para não pegar. Retirar a espuma que se forma à superfície com uma escumadeira.
A compota está pronta quando começa a engrossar um pouco junto aos bordos do tacho.
Mas para ter a certeza que está no ponto certo, colocar uma colher de compota num pires, deixar arrefecer e empurrá-la com o dedo, se a superfície enrugar está na consistência certa, não esquecendo que enquanto o doce está quente parece sempre muito líquido, tornando-se espesso assim que arrefece.
Notas:
Esta quantidade rendeu 2 frascos pequenos de doce.
Também pode ser enriquecida com amêndoa torrada em lascas, nozes ou pinhões.
Servida sobre uma fatia de requeijão fica divino, mas também acompanha uma torrada na perfeição.