Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A Páscoa está à porta e não posso deixar de fazer o meu folar preferido, por isso quero também partilhá-lo convosco, para que o possam saborear.
Sei que nem todos têm paciência para este tipo de coisas, eu também não tinha muita, mas cansei-me de experimentar folares em pastelarias, algumas de renome mas em que a massa se assemelha a qualquer pão de leite ou bolo rei sem frutas pincelado por cima com uma gelatina transparente que mais se assemelha a um verniz.
Para mim um folar tem que levar obrigatoriamente canela e erva doce em pó, mas para quem não gosta destes sabores pode omitir um deles.
Folar da Páscoa
Ingredientes:
Preparação:
Misturar o fermento com a 100 g de farinha e adicionar metade do leite, mexer até formar uma massa que se solta da tigela e das mãos, se necessário adicionar o leite todo.
Numa taça colocar a restante farinha e fazer um buraco no centro, colocar aí a massa do fermento, ao redor desta pôr o açúcar, a margarina cortada em cubinhos, a canela, a erva doce, a aguardente e os ovos levemente batidos com um garfo, se colocar sal adicione-o aos ovos. Amassar tudo muito bem até que a massa se despegue da taça, e batê-la na mesa de trabalho umas 15 a 20 vezes até ficar com uma consistência fofa e elástica.
Passar uma taça por água a quente e limpá-la muito bem, colocar lá dentro a massa, polvilhar com farinha, tapar e colocar num local morno (embrulhei a taça num cobertor). Deixar levedar até duplicar de volume, entre uma e duas horas (a mim demorou 2 horas).
Retirar um pouco de massa para a decoração e dividir a restante massa em duas porções iguais formando duas bolas como se faz com o pão, achatar um pouco, colocar no meio um ovo cozido, decorar com rolinhos de massa por cima do ovo (coloquei só em forma de cruz).
Levar ao forno quente a 200º durante cerca de 30 minutos, ao fim de dez cobrir com papel de alumínio para não queimar, a cinco minutos do final, retirar o tabuleiro do forno e pincelar os folares com uma gema de ovo misturada com um pouco de leite. Levar de novo ao forno para acabar de cozer, se necessário colocar de novo a folha de alumínio.
Nota: Para fazer a pomba, fiz um rolo com mais ou menos 20 cm de comprimento, dei-lhe um nó, deixando uma ponta maior que a outra, achatei a ponta maior e fiz vários cortes com uma tesoura para formar o rabo do passarinho, do outro lado coloquei uma passa de uva para formar os olhinhos.
Esta receita foi adaptada da revista Saberes e Sabores, Especial Páscoa de Abril de 1998.