Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
De vez em quando gostava de ter uma varinha mágica, e com um toque de magia transformar qualquer coisa numa iguaria sem ter que sujar um único tacho, mas como isso ainda não é possível, tirei uns filetes de salmão do congelador, que verdade seja dita não eram grande coisa.
Temperei-os com um dente de alho, sal e pimenta e alourei-os num fio de azeite, baixei o lume e espremi três ou quatro laranjas, das da minha cunhada que são umas miniaturas e não deram mais que uns 50 ml de sumo, com o qual reguei os filetes, adicionei umas duas colheres de vinho moscatel e uma colher de sopa de casca de laranja cortada em juliana, mas só o vidrado para não amargar, por fim polvilhei com duas colheres de sopa de salsa picada e deixei cozinhar mais um pouco.
Quando me dei conta, tinha os filetes prontos e nem sequer me tinha lembrado do acompanhamento, para não demorar mais tempo levei um tacho com uma chávena de água ao lume, uma pedrinha de sal e uma colher de sopa de azeite, deixei ferver e vazei lá para dentro uma chávena de cuscus, tapei e deixei em repouso uns 5 minutos, polvilhei com uma mistura de ervinhas moídas, mexi com um garfo e em 20 minutos o jantar estava na mesa.
Foi tudo tão rápido que até a foto foi tirada à pressa e sem condições de luz, o D. estava com fome e não havia mais tempo para "empiriquitar" o prato, afinal de contas tudo isto se passa numa cozinha que não tem espaço, nem luz para querer ser estúdio fotográfico.
Esta foi a história possível de um jantar de Salmão com Molho de Laranja, Moscatel e Salsa, acompanhado por um simples couscous e se alguém se atrever a experimentar esta receita o meu único conselho é que o façam com salmão fresco, que o congelado era seco e sem graça e ainda por cima mais caro.