Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Dizem que no aproveitar é que está o ganho por isso há muito que não se deita nada fora nesta casa e tudo serve para reinventar mais uma refeição.
Nunca fui apreciadora de "restos", melhor dizendo não gosto de comer o mesmo prato duas vezes seguidas, por isso qualquer sobre de uma refeição tem que sofrer alguma transformação para voltar à mesa, foi o que sucedeu com o prato de hoje.
A ideia surgiu ao arrumar a loiça e ver bem lá no fundo do armário uma antiga máquina de picar carne da minha mãe ou da minha avó, das origens da máquina já não sei muito, mas guardo-a como se fosse uma preciosidade ou uma peça de museu, simplesmente porque lhe acho graça, não que a use embora tenha todas as peças.
Olhei para ela e pensei a trabalheira que era picar carne naquilo, hoje em dia temos a vida tão facilitada e às vezes ainda nos queixamos, lembrei-me então que tinha uma sobra de carne estufada do almoço, um resto de molho de tomate do dia anterior e umas massas na despensa, que tinha comprado e ainda não tinha aberto.
Pennoni Recheadas com Carne e Gratinadas
Ingredientes:
Preparação:
Cozer a massa em água temperada com sal e um fio de azeite cerca de 6 minutos.
Picar a carne estufada, claro que não usei a máquina antiga, usei a picadora.
Colocar no fundo de um tabuleiro de ir ao forno o molho de tomate, rechear as massas com a ajuda de uma colher de café e colocá-las sobre o molho de tomate, pôr por cima o molho branco (como disse usei o da President, porque era só para dois, se fizer este prato para 4 ou 6 pessoas compensa fazer o molho branco em casa) e polvilhar com queijo ralado, utilizei emental, mas pode ser outro, levar ao forno para acabar de cozer a massa e gratinar. Servir quente.
Este é o molho de tomate que tenho quase sempre feito em casa e às vezes guardo pequenas porções congeladas, para quando estou com pressa, a receita é simples, é a que faço sempre, claro que se for feita com tomate maduro no verdadeiro tempo dele, o molho fica bem vermelhinho, nesta altura fica com um aspecto mais deslavado mas nem por isso menos saboroso, de qualquer das formas é sempre melhor que os molhos de compra.
Molho de Tomate
Ingredientes:
Preparação:
Fazer um refogado com a cebola o alho e o azeite, adicionar o tomate descascado, picado e sem sementes, a folha de louro e deixar cozer em fogo lento mexendo de vez em quando.
Juntar uns borrifos de água conforme o molho vai cozendo para não agarrar ao tacho. Juntar o manjericão e os orégãos e quase no final se achar que é necessário dar cor ao molho, uma vez que nesta época o tomate não é muito vermelhinho, adicionar a calda de tomate, deixar apurar mais uns cinco minutos e está pronto a usar para o que quiser.