Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Depois de ter lido sobre um novo método de fazer pão no blog da Alegna - La Casita Verde e no blog da Manuela - Delícias e Cª, não resisti e logo experimentei fazer pão sem recurso a qualquer tipo de máquina e sem ter que me preocupar se a massa estava a levedar bem ou não.
De repente percebi que tudo o que tinha aprendido sobre pão me parecia agora completamente inútil e imagino o que se poderá por aí dizer sobre este novo método, certo é que funciona e eu já experimentei duas vezes com sucesso, e penso experimentar outro tipo de receitas de massas lêvedas, tipo brioche ou pão de leite, com esta mesma fórmula.
A primeira vez que utilizei este método foi com a receita da Alegna e obtive um pão excelente com um miolo muito idêntico ao do nosso pão de mafra, ficou tão agradável que não deu tempo de ser fotografado, mas podem ver o aspecto dele nos blogs acima referidos.
Desta vez, e porque sou muito curiosa, utilizei uma mistura de pão de centeio, daquelas que se compram nos supermercados e que só temos que juntar água, misturei a farinha e a água morna com a ajuda de uma colher de pau, mas pode ser com a mão, apenas o tempo suficiente para que o elemento seco esteja todo incorporado, diria que cerca de 5 minutos.
Depois guarda-se essa massa no frigorifico, de um dia para o outro, numa caixa plástica tapada mas com espaço para a massa crescer.
Liga-se o forno a 200º colocando um pouco de água no tabuleiro inferior, com as mãos enfarinhadas dá-se a forma desejada ao pão, fazem-se uns golpes transversais com uma faca afiada e coloca-se num tabuleiro polvilhado com farinha de milho, deixa-se descansar cerca de 40 minutos tapado com um pano. Findo esse tempo vai ao forno quente durante cerca de 30 a 40 minutos consoante o gosto.
O resultado foi este:
Abaixo podem ver um video da receita original ou consultar o blog Artisans Bread in Five Minutes a Day (em inglês)