Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Higos rellenos que traduzindo para português são figos recheados, é uma receita espanhola, país que tem uma abundância de figos na sua época e que por isso seca uma boa parte deles para consumo posterior.
Falar de figos numa altura destas cheira um pouco a fora de época, o que não acontece neste caso, pois os figos utilizados são exactamente os secos e que me tinham sobrado das festas natalícias.
A primeira vez que provei esta iguaria foi na ilha de Maiorca, no hotel onde fiquei hospedada e ficaram-me gravados na memória. Esta semana ao receber um livro de receitas de Espanha, a minha cara encheu- se com enorme sorriso ao ver que a receita lá estava e que o aspecto era exactamente o mesmo que eu recordava.
A receita em causa leva Xerez, um vinho que eu tenho que comprar urgentemente, pois entra na composição de inúmeras receitas espanholas, nesta receita foi substituído por Hypocras, um vinho medieval bastante doce.
Higos Rellenos (Figos Recheados)
Ingredientes:
Preparação:
Coloque o mel, o xerez, a canela, os figos e a água num tacho em lume médio e deixe ferver.
Baixe o lume e deixe cozer por dez minutos em lume brando. Retire do lume e reserve tapado durante três a quatro horas.
Retire os figos da caçarola com uma escumadeira e reserve o líquido. Leve-o de novo ao lume para espessar e ficar com o aspecto de um xarope.
Utilizado uma faca afiada faça um pequeno golpe nos figos e encha-os com uma amêndoa.
Sirva os figos recheados regados com a calda morna e acompanha com queijo fresco ou natas.
Nota: Eu comi-os sem recheio e sem acompanhamento. Ficam igualmente bons.
Em vez de Xerez utilizei um vinho doce, de nome Hypocras que fiz para o Jantar Medieval há uns tempos atrás e cuja receita está aqui, mas creio que, embora alterando o sabor, poderão ser confeccionados com Vinho do Porto, Moscatel do Douro ou de Setúbal, ou com qualquer outro vinho doce e licoroso.
Para quem estiver interessado em saber, a toalha foi bordada pela minha mãe em ponto jugoslavo.