Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Lá em casa são imensos os livros de culinária e tratam das mais diversas culinárias, mas há um que é especial, dá pelo nome de "A Mulher na Sala e na Cozinha", é da Autoria de Laura Santos da Editorial Lavores, não sei precisar a data desta 8ª Edição, mas a dedicatória do meu pai para a minha mãe data de Junho de 1965, não deixando margem para dúvidas quanto à antiguidade deste belíssimo exemplar.
Ao folhear as suas páginas amarelecidas pelo tempo, regresso aos aromas e sabores da minha infância. Apetece-me repetir as receitas, que a minha mãe fazia e ainda faz, que estão marcadas com um X nas margens.
Não sei se é um livro indispensável, mas é decerto um livro de referência. É de uma época em que os livros de cozinha não tinham imagens, mas tinham o básico, é quase uma escola de donas de casa, nome que hoje em dia já não faz sentido.
Para além das receitas tem algumas ementas para ocasiões especiais, e conselhos para a apresentação da mesa.
Foi escrito há muito tempo, mas pela transcrição abaixo parece intemporal:
"São tantas as dificuldades da época que atravessamos, que até mesmo as donas de casa mais experientes se vêem embaraçadas com a resolução dos difíceis problemas da economia doméstica, entre as quais certamente avultam os relacionados com a preparação das refeições diárias."
O livro em questão ainda se encontra à venda, as suas receitas, algumas são intemporais, outras caracterizam uma época, para mim é simplesmente uma preciosidade.