Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Hoje é dia de Reis sendo o Bolo Rei uma tradição nas mesas portuguesas. Acontece que eu adoro a massa do Bolo Rei, mas detesto as frutas cristalizadas, especialmente a abóbora e por isso resolvi experimentar uma receita de Bolo Rainha.
Tudo parecia correr bem até que percebi que a receita que estava a seguir não estava correcta a massa estava demasiado líquida e à última da hora tive que improvisar. O resultado final foi um "sapo", embora em termos de sabor estivesse óptimo acabou por ser mais um pão doce com frutos secos do que o tão esperado Bolo Rainha, falhou a receita e eu também falhei em algumas coisas que para a próxima terei que corrigir, como por exemplo o buraco no centro da massa, que ficou demasiado pequeno e ao cozer o bolo deixou de se parecer com uma coroa para parecer um bolo normal.
Bolo Rainha que virou "Sapo"
Ingredientes:
600 g de farinha de trigo
1 colher de café de sal fino
25 g de fermento de padeiro
1 dl de leite
130 g de manteiga sem sal
130 g de açúcar
3 ovos
2 colheres de sopa de vinho do porto
1 colher de sopa de aguardente
300 g de frutos secos (passas de uva, amêndoas, nozes, pinhões e avelãs)
Preparação:
Numa taça misture a farinha com o sal e faça uma cova no meio. Dissolva o fermento num pouco de leite morno e deite-o para o centro do buraco misturando com um pouco de farinha até formar uma pasta mole, deixe repousar um pouco.
Entretanto misture a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar e junte os ovos um a um, adicione esta mistura à farinha com o fermento que entretanto já terá formado pequenas bolinhas, adicione o vinho do porto e a aguardente e amasse até ter uma massa elástica e que se solta dos lados da taça.
Por fim adicione os frutos secos e amasse de forma a ficarem distribuídos uniformemente. Tape com um pano e deixe levedar até duplicar de volume.
Numa superfície enfarinhada despeje a massa, forme uma bola e com as mãos faça uma cova no meio e vá alargando a massa lentamente a toda a volta até formar um buraco com pelo menos 15 cm de diâmetro (o meu não chegava a 10 cm e por isso ao crescer ficou sem buraco) deixe levedar de novo por mais uma hora, coloque num tabuleiro untado e enfarinhado, pincele com gema de ovo desfeita numa colherzinha de água, enfeite com umas nozes e umas passas de uva e leve ao forno quente cerca de 40 minutos ou até estar cozido. Como não tinha mais ovos, saltei esta última parte e pincelei o bolo com geleia de alperce no final da cozedura.
Nota: Pena que haja tanta receita por aí que não está correcta e os meus conhecimentos sobre massas lêvedas ainda não sejam suficientemente bons para eu perceber isso numa primeira leitura.
A receita que estava a seguir e cuja fonte perdi, tinha demasiados líquidos para a quantidade de farinha e as instruções não eram precisas, fiquei com vontade de comer um verdadeiro Bolo Rainha e para isso lá vou ter que ir ao "Pão Doce" comprar um, porque este mais parecia um sapo apesar de ter ficado com um sabor agradável.
A lista de ingredientes é o resultado da transformação que o bolo sofreu com as alterações que tive que fazer e portanto não pode ser considerado um verdadeiro Bolo Rainha.