Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Estes dias têm sido passados em família e como esta quadra é também sinónimo de muitos doces e iguarias, manda a tradição que a mesa esteja sempre posta do Natal até aos Reis, assim quem chegar, terá sempre algo que comer ou que beber.
Este é um dos meus doces de Natal preferidos, tem maior tradição no Norte de Portugal e é conhecido por diversos nomes, entre os quais, Formigos, Mexidos, Sopa Doce e talvez outros que eu desconheço.
A minha sobrinha chama-lhe carinhosamente o "doce das formigas", é um doce relativamente simples de fazer e que fica com a consistência de um doce de ovos espesso sem ter que levar dezenas de gemas, esta é a minha versão.
Formigos
Ingredientes:
Preparação:
Levar o açúcar com a água ao lume e deixar fervilhar lentamente até ficar em ponto pérola.(quando ao retirar a colher de pau do tacho a calda ao cair forma uma pequena pérola).
Demolhar o miolo do pão num pouco de leite morno durante cerca de dois minutos, juntá-lo à calda de açúcar e mexer. Adicionar os frutos secos e os corintos voltar a mexer, e deixar em lume muito brando mexendo sempre por uns dois minutos.
Retirar o lume e juntar as gemas que foram previamente desfeitas no Vinho do Porto, levar de novo ao lume para engrossar em lume brando.
Pôr num prato de servir e polvilhar com canela.