Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Os acompanhamentos foram, umas castanhas cozidas, um arroz de açafrão simples e umas cenouras salteadas com cominhos.
De todos os acompanhamentos que fizemos este último foi aquele em que ninguém tinha muita fé porque quase ninguém apreciava especialmente cenouras cozidas, no entanto revelou-se um óptimo acompanhamento de carnes, muito aromático e saboroso.
Todos gostaram!
A receita é muito antiga, sendo atribuída a Apicius e foi manuscrita em Latim, esta e outras receitas originais aqui podendo ler mais sobre livros de receitas em latim aqui. (o único senão é que está tudo em francês)
É uma receita super simples, e como o jantar foi elaborado a quatro mãos estas cenouras foram confeccionadas pela minha amiga E.
Cenouras Salteadas com Cominhos e Azeite
Refogar uma cebola picada num pouco de azeite, adicionar uma colher de vinagre adicionar as cenouras cortadas, os cominhos e o sal e deixar cozinhar por cerca de dez minutos no tacho tapado para formar vapor. A receita não tem indicação de quantidades por isso é um bocadinho a gosto. Como a E. gosta particularmente de alho na cozinha adicionou um dente de alho muito picadinho.
As castanhas foram simplesmente cozidas no caldo de cozer a galinha, ideia da E. que resultou muito bem.
Quanto ao arroz, curiosamente eu tinha escrito sobre o assunto há uns dias atrás sem saber que aquele tipo de arroz tinha origens medievais. Podem encontrá-lo aqui.