Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Para o Natal que se aproxima, uma receita vistosa e de confecção simples. Uma alternativa ao tradicional Bacalhau Cozido de que nem todos gostam.
Folhado de Bacalhau com Cogumelos e Natas - Porção para 4 pessoas
Ingredientes:
Preparação:
Faça um refogado simples com cebola picadinha e alho, junte o bacalhau cru, demolhado e desfiado. Deixe cozer cerca de 5 minutos e adicione os cogumelos fatiados , que podem ser frescos ou enlatados, mexa, junte as natas e apague o lume. Pique um pouco de coentros e adicione ao preparado. Eu usei uns cogumelos de conserva em frasco que eram pequeninos e muito variados.
Entretanto desenrolem a massa folhada, dobrem a massa em dois e recortem-na com o formato de um peixe. Reservem uma parte da massa recortada e ponham por cima metade do recheio de bacalhau, tendo o cuidado de deixar cerca de 1 cm para os remates. Coloquem por cima a massa folhada que reservaram, e fechem as duas massas rematando para o recheio não sair. Com o excedente da massa desenhem as barbatanas e os olhos. Com um garfo faça sulcos no rabinho do peixe e com uma faca desenhem as escamas, fazendo aqui e ali pequenos golpes na massa para o recheio respirar. Pincelem a massa com gema de ovo misturada com 1 colher de sopa de água.
Repitam com a outra embalagem de massa folhada e o restante recheio.
Levem ao forno médio, em tabuleiro forrado com papel vegetal, ou polvilhado de farinha, até a massa folhada estar com aspecto douradinho. Com a ajuda de 2 espátulas retire do tabuleiro para a travessa em que vai servir.
Serve-se com uma boa salada de alface, rúcula , cenoura ralada, alho francês cortado em rodelas pequenas, só a parte branca, tempere com azeite e vinagre e ponha 2 ou 3 nozes picadas por cima
A primeira vez que fiz esta receita fiz um peixe do tamanho do tabuleiro do forno, quando chegou a hora de o levar para a mesa deparei-me com um grande problema, é que não tinha nenhuma travessa onde coubesse tamanho peixe. Acabei a servi-lo sobre uma "tábua de corte" em vidro, para não levar o inestético tabuleiro do forno até à mesa. Por isso o meu conselho é que façam antes 2 peixes mais pequenos.