Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A ideia hoje era trazer uma receita que fizesse brilhar mais um dos novos Cafés Delta Origens, mas não queria uma receita qualquer, queria fugir ao tradicional, por isso escolhi uma receita retirada do livro "A Volta ao Mundo em 80 Pratos" de David Loftus, que reúne pratos excelentes de cerca de 40 chefs espalhados pelo mundo inteiro, uns já bastante famosos e outros ainda em ascensão.
Creio que a escolha não poderia ser melhor, um pão de tâmaras com café e nozes, que, apesar do calor abrasador, me levou a ligar o forno ontem à noite para executar este belíssimo pão (eu diria bolo dada a sua textura).
Porta da cozinha fechada para o calor não se espalhar pela casa e uma hora depois o aroma invadia todas as divisões fazendo despertar os sentidos, tornando-se difícil resistir-lhe. Aguardei no entanto pela manhã seguinte, onde a estrela da mesa do pequeno almoço foi devidamente apreciada e acompanhada por uma chávena de café com dois cubos de gelo.
Um pão que não é própriamente um pão, que tem um sabor único e ligeiramente doce, um aspecto rústico e uma textura húmida parecida com os pães de centeio negro da baviera.
Uma forma diferente de começar o fim de semana e uma receita a repetir muitas e muitas vezes. São servidos?
Pão de Tâmaras com Café e Nozes
(Receita de Debbie Loftus do Livro A Volta ao Mundo em 80 Pratos)
Ingredientes:
Preparação:
Pré-aquecer o forno e regular a temperatura para 180º C
Untar uma forma de bolo inglês de 20x10 cm e forrar o fundo com papel vegetal.
Picar as tâmaras e colocá-las numa taça, polvilhar com o bicabornato de sódio, verter o café por cima e reservar.
Noutra taça bater o açúcar com a manteiga e o ovo, adicione o extracto de baunilha, junte a farinha, o sal e o fermento e misture bem, se a massa estiver muito compacta vá juntado um pouco do café das tâmaras.
Por fim acrescentar o café com as tâmaras e as nozes picadas.
Deitar a massa na forma e levar ao forno (colocar no centro) durante cerca de uma hora ou até estar cozido.
Quando estiver pronto, deixe arrefecer um pouco antes de desenformar, retirar o papel e colocar sobre uma rede para arrefecer.
Nota: Fica óptimo morno servido com manteiga e uma chávena de café.