Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Em resposta ao pedido formulado pela It by Jugais que desafiou vários blogues a criarem um prato para o dia do pai, a minha proposta vai para umas courgettes recheadas com arroz de farinheira, aromatizado com uma infusão bio de erva príncipe e gengibre.
E se o pai disser que não gosta de courgettes, digam-lhe que se comer tudo vai ficar com os olhos bonitos.
Courgettes Recheadas
Ingredientes:
Preparação:
Pôr a água a aquecer, quando começar a querer ferver vazá-la sobre o chá e o pedaço de gengibre cortado às rodelas e deixar em infusão durante 5 a 8 minutos, coar e reservar.
Lavar as courgettes, cortar uma tampa e escavá-las por dentro com a ajuda de uma colher.
Ligar o forno e regular a temperatura para os 180º.
Picar a cebola e a polpa das courgettes e refogá-las em duas ou três colheres de sopa de azeite.
Quando a cebola estiver translúcida, acrescentar o arroz, mexer e juntar o chá, temperar com sal e deixar cozinhar em lume brando mexendo de vez em quando.
Entretanto retirar a pele à farinheira, cortá-la aos pedaços e levá-los ao lume numa frigideira anti-aderente, mexendo constantemente para não queimar. Quando a farinheira estiver tostada, retirar do lume, descartar a gordura e misturar a farinheira com o arroz.
Rechear as courgetes e levá-las ao forno num pirex untado durante cerca de 30 minutos, servir com uma salada verde.
Notas:
O chá de erva príncipe é bastante perfumado, pelo que o arroz fica com notas florais, se não gostar pode substituir por caldo de legumes ou de carne, conforme preferir.
Salpicar o interior da courgette com sal fino antes de a rechear.
Se não gostar de farinheira pode substitui-la por um peito de frango grelhado, temperado apenas com sal, pimenta e limão e posteriormente picado.
Esta quantidade serve dois comilões, ou quatro com pouca fome.