Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O Paulo do Zine de Pão de passagem por Lisboa e a Mercearia Criativa organizaram uma Oficina de Pão a que eu tive o privilégio de assistir.
Aprendemos a amassar, falámos da importância dos ingredientes e dos diferentes tipos de fermento, falámos do isco, como se prepara e como reconhecer o ponto de fermentação em que está, aprendemos a tender a massa e a dar-lhe diferentes formas.
Foram 3 horas muito produtivas, que pareceram apenas alguns minutos, em que o Paulo nos transmitiu a sua sabedoria com uma enorme paixão, que acredito, deliciou todos os presentes.
Amanhã, sábado, há mais uma Oficina de Pão, mas creio que há muito que está esgotada. Quem sabe teremos mais num futuro próximo, no entanto se ficaram curiosos e querem aprender um pouco mais, passem pelo Zine de Pão, leiam cada um dos seus posts e partam para a prática sem medos, que a vida é feita de aprendizagem constante.
No final da Oficina de Pão levámos uma porção de massa para cozer em casa, a minha massa ainda viajou para lá de Vila de Rei e foi cozida no pior forno do mundo, ainda assim o pão dela resultante recebeu muitos elogios e quando dei conta já só havia meia fatia que foi fotografada no dia seguinte.