Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Sempre tive um enorme fascínio por pastéis, apesar de darem algum trabalho a fazer, normalmente podem ser congelados e posteriormente finalizados para dar lugar a uma refeição rápida que acompanhada por uma boa salada, faz as delícias de qualquer um, mas a maioria dos nossos pastéis são fritos, o que, como sabemos, não é muito saudável.
Foi por isso que escolhi uns pastéis no forno com um recheio alternativo para fazer render o peixe e dá-lo a comer aos mais esquisitinhos.
Pastéis de Salmão e Camarão - rende 12 pastéis
Ingredientes:
Para a Massa
Para o Recheio
Preparação:
Misturar a farinha, o açafrão e o sal, juntar a margarina fria cortada aos cubinhos e trabalhar a massa com a ponta dos dedos até obter uma massa com aspecto de areia molhada, adicionar 4 colheres de sopa de água, amassar e formar uma bola que deve repousar no frio cerca de 1 hora.
Numa tigela colocar as natas, adicionar o sumo de limão, mexer com uma colher para misturar e reservar.
Entretanto lavar o salmão, secá-lo em papel absorvente e cortá-lo em cubinhos.
Aquecer o azeite, adicionar o salmão e os camarões, temperar com o gengibre ralado, o sal e a pimenta e deixar cozinhar por uns 5 minutos mexendo sempre. Juntar os coentros picados e as natas, verificar temperos e deixar cozinhar mais uns 2 ou 3 minutos.
Ligar o forno nos 180º C.
Estender a massa numa superfície polvilhada de farinha com a ajuda de um rolo da massa colocar montinhos de recheio, dobrar a massa e cortar.
Pressionar o rebordo de cada pastel com um garfo, pincelar com gema de ovo previamente diluída com uma colher de sopa de leite e polvilhar os pastéis com as sementes de sésamo que vão ao forno quente durante 10 a 15 minutos.
Notas:
Estes pastéis também podem ser feitos para aproveitar sobras de peixe cozido ou assado, sendo assim reduza o tempo de cozedura. E se quiser fugir às natas pode substituí-las por molho branco.