Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
No mundo dos blogs de culinária por vezes surgem desafios engraçados, como este lançado pela Mariana e pela Patrícia: "Dorie às Sextas", uma versão portuguesa, inspirada no "Tuesdays with Dorie", que consiste em reproduzir receitas do livro Baking da Dorie Greenspan, prová-las e discuti-las no grupo, dando asas à imaginação.
De quinze em quinze dias temos um novo desafio, cuja receita, claro, é da Dorie, não há obrigações de qualquer espécie e pode participar quem quiser, a única coisa a respeitar é o dia da publicação, de resto podem dar asas à imaginação, inventar, tirar ou acrescentar ingredientes, usar a criatividade e depois discutir no grupo o que bem entenderem.
Apesar de ser uma sexta-feira 13, dia azarado para quem é supersticioso, o que não é o meu caso, não me ocorre melhor dia para dar início a um novo projecto, e afinal as coisas até saíram perfeitas, o resultado foi um bolo denso e húmido, forte de sabores e perfeito para acompanhar um café forte ou uma bola de gelado, resumindo: um bolo para gulosos.
Bolo de Tâmaras e Amêndoa
Inspirado no Bolo de Ameixas e Armagnac do Livro "Baking - From my home to yours" de Dorie Greenspan
Ingredientes:
para o bolo
para a cobertura
Preparação:
Comece por ligar o forno nos 180º. Untar uma forma de aro amovível com 20 cm de diâmetro, forrar o fundo com papel vegetal, voltar a untar e enfarinhar a forma, reservar.
Colocar as tâmaras partidas num tacho, adicionar 60 ml de água e o vinho e deixar fervilhar mexendo sempre para não pegar, quando a água evaporar quase toda, apagar o lume e reduzir a fruta a puré, reservar para arrefecer.
Misturar a farinha, o sal e a amêndoa moída.
Derreter o chocolate com 40 ml de água e a manteiga (coloquei tudo numa taça e levei ao micro-ondas, 1 minuto na potência máxima) mexer com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea.
Bater as gemas com o açúcar durante pelo menos dois minutos, adicionar a pasta de tâmaras, o chocolate derretido e por fim a farinnha com a amêndoa moída.
Bater as claras em castelo e envolver delicadamente na massa do bolo. Colocar na forma e levar ao forno durante cerca de 30 minutos, colocar papel de alumínio por cima se começar a querer queimar. O bolo está cozido quando ao espetar um palito no centro do bolo o mesmo sair seco.
Retirar do forno e deixar arrefecer 10 a 15 minutos antes de desenformar.
Deixar arrefecer o bolo completamente antes de colocar a cobertura.
Para a cobertura derreter o chocolate partido com o leite, 30 segundos no micro-ondas, potência máxima. Mexer com uma vara de arames até ter umas mistura lisa e homogénia, deixe arrefecer um pouco antes de colocar por cima do bolo, pois o chocolate branco torna-se muito líquído ao derreter.
Notas: A receita original é um Bolo de Chocolate com Ameixas e Armagnac, o meu bolo sofreu diversas metamosfoses, as ameixas foram substituidas por tâmaras, o armagnac por Hypocrás, que conferiu ao bolo o sabor das especiarias e as nozes pecan foram substituídas por amêndoas. A cobertura de chocolate negro foi substituída por uma de chocolate branco a que retirei o açúcar e a manteiga para reduzir as calorias e criar algum contraste.