Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Já foi petisco de taberna, hoje é considerado produto gourmet, classificações à parte, estes queijos em azeite são óptimos, para acompanhar um copo de vinho tinto, para esfarelar sobre um gaspacho, para servir com saladas ou sobre uns raviólis, tudo porque é um daqueles petiscos intemporais, cujas origens certamente se perderam num tempo em que o homem teve necessidade de conservar os alimentos sem o recurso às tecnologias que temos hoje em dia.
Pode optar por o comprar em pequenas embalagens, fruto da evolução e dinâmica dos mercados ou pode fazê-lo calmamente em casa, não demora mais que 5 minutos a elaborar, acrescentam-se umas duas semanas de espera, e depois pode usar o azeite aromatizado na confecção de um sem número de pratos.
Queijo de Cabra em Azeite Aromatizado
Ingredientes:
Preparação:
Cortar o primeiro queijo em pedaços médios e colocar num frasco limpo e seco, colocar as folhas de louro e os ramos de alecrim à volta do frasco, os dentes de alho cortados ao meio no sentido do comprimento, metade das pimentas, metade das sementes de coentro, um cravinho e o piri-piri. Cortar o segundo queijo, colocar no frasco e adicionar os restantes ingredientes. Encher o frasco de azeite até cobrir completamente o queijo, tapar e guardar em local fresco e seco por duas a três semanas antes de consumir.
Esta receita foi resultado da fusão da receita da Rute com as sugestões da Ana Rita.
Notas: Creio que seria escusado dizê-lo, mas é sempre bom relembrar que a qualidade, quer do queijo, quer do azeite, são essenciais nesta receita.