Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Invade-me uma certa nostalgia por saber que é o último dos quarenta, sei que vou continuar a ser a mesma pessoa, mas para o ano, por esta altura já terei meio século de existência. Sabendo que excepto o Mestre Manuel de Oliveira, o comum dos portugueses não chega sequer aos cem anos, quer dizer que eu já vivi mais de metade da minha vida, é, por isso, uma sensação estranha, esta de fazer 49 anos.
Mas como para mim todos os aniversários são importantes e motivo suficiente para estar feliz, vamos comemorar.
Desta vez escolhi uma solução diferente e o bolo de aniversário será constituído por algumas dezenas de profiteroles.
A receita já não é nova por aqui, mas andava espalhada por vários posts, por isso aqui fica de novo.
Profiteroles
Massa de Choux
Ingredientes:
Preparação:
Levar um tacho ao lume com a água, o leite, o sal, o açúcar e a manteiga, mexendo de quando em vez até ferver.
Quando o líquido ferver, deitar a farinha de uma vez só e mexer com a colher de pau durante 2 a 3 minutos até que a mistura seque e se despegue das paredes do tacho formando uma bola.
Deixar arrefecer a massa numa taça. Quando estiver quase fria adicionar-lhe um ovo mexendo muito bem até estar completamente incorporado na massa, adicionar então o segundo ovo, procedendo da mesma forma até ao último ovo.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal próprio para ir ao forno e colocar pequenas porções de massa com a ajuda de uma colher de chá ou com o saco de pasteleiro. Não esquecer de deixar cerca de três dedos de distância entre cada bolinha porque elas vão crescer mais do dobro do volume inicial.
Levar ao forno aquecido a 190º, 5 minutos com a porta fechada e 18 a 20 minutos com a porta do forno entre-aberta. Como o meu forno é "supersónico" creio que devem ter estado ao todo uns 15 minutos.
Creme de Pasteleiro
Ingredientes:
Preparação:
Leve o leite ao lume com a casca de limão, o açúcar baunilhado e o sal. Deixe ferver.
À parte bata as gemas com o restante açúcar até fazer creme e junte-lhe a farinha.
Retire a casca do limão ao leite, e junte-o aos poucos ao preparado anterior até as gemas estarem completamente dissolvidas.
Leve de novo ao lume, mexendo sempre até engrossar. Quando começa a engrossar deve-se mexer vigorosamente com uma vara de arames para ficar homogéneo e retira-se imediatamente do lume, continuando a mexer por mais uns minutos se o tacho for de fundo térmico.
Deixei arrefecer um pouco e rechear os bolitos pincelando-os no final com chocolate derretido.
Cobertura de Chocolate
Ingredientes:
Preparação:
Derreter o chocolate com as natas em banho-maria, adicionar a canela e o licor e mexer bem até ter uma mistura homogénea.
Notas:Para os que não querem ou não têm tempo a perder, podem encomendar as bolinhas de massa de choux na pastelaria, e podem usar as moedas de chocolate da nestlé para a cobertura. Conte com pelo menos dois profiteroles por pessoa. É que habitualmente o pessoal torce o nariz ao habitual bolo de aniversário, mas estes ninguém os recusa, acreditem.