Quando o mesmo tipo de bolo se cruza connosco várias vezes num espaço de tempo relativamente curto é sinal que quer fazer parte da nossa vida, que mais posso dizer? É o destino!
Comecei por vê-lo no Caos na Cozinha, na versão adaptada do Smitten Kitchen e depois no da Stefânia na versão do Gourmant Recipes adaptada de uma versão da Donna Hay's, razões de sobra para perceber que este bolo me estava destinado.
Os morangos estavam fora de causa, os que ainda se vêem por aí estão carissímos, eu já estava disposta a fazê-lo com ameixas, e quando eu achava que os figos já se tinham acabado, eis que me batem à porta e me trazem mais uma caixinha deles, quanto ao resto da história já não preciso de a contar, pois não?
Bolo de Figos
Ingredientes:
- 250 g de farinha de trigo
- 125 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 150 g de açúcar
- 2 ovos
- 1/2 chávena de leite
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 450 g de figos frescos cortados ao meio
- 1 colher de sopa de açúcar integral
Preparação:
Ligue o forno para 180º.
Numa taça coloque todos os ingredientes excepto os figos e o açúcar integral.
Bata em velocidade baixa por 30 segundos, aumente a velocidade e bata por mais 2 a 3 minutos.
Coloque a massa numa forma bem untada, coloque os figos cortados por cima, salpique com o açúcar integral e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 30 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito ele saia limpo. Se começar a dourar demais, coloque um pedaço de papel de alumínio por cima do bolo até acabar de cozer.
Sirva morno ou frio.
Notas: Se não tiver essência de baunilha pode pôr raspa de meio limão para aromatizar. Também pode usar outra fruta ao seu gosto.
Para quem estiver interessado, a tarteira veio
daqui.