Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Uns partem porque vão de férias, outros partem na concretização de sonhos antigos, por isso a escolha de hoje é tão intensa quanto uma despedida e forte como a saudade.
Pudim Cremoso de chocolate
Ingredientes para 6 taças pequenas
Preparação:
Tradicional
Pique o chocolate e reserve.
Leve um tacho ao lume com metade do açúcar e 2 chávenas de leite.
Entretanto misture o amido de milho, o cacau e o sal e reserve.
Numa taça, misture o restante açúcar, o ovo e as gemas e bata com a batedeira até obter uma mistura cremosa, adicione o leite restante (1/4 chávena) e junte os ingredientes secos.
Com a batedeira em funcionamento vá adicionando geite gradualmente a mistura de leite quente e leva ao lume para engrossar mas sem deixar ferver.
Retire do lume e junte o chocolate picado, a manteiga e baunilha, deixando repousar um pouco e bata de novo com uma vara de arames, até obter uma mistura homogénea.
Deite o pudim em tacinhas e se quiser evitar a formação da camada superficial mais dura e seca, coloque película aderente.
Refrigere por 4 horas no mínimo antes de servir.
Decore com pepitas de chocolate.
Bimby / Thermomix
Coloque o chocolate no copo e pique-o com uns golpes de turbo e reserve.
Coloque no copo 2 chávenas de leite, o açúcar, o cacau, o amido de milho e o sal e programe 8 minutos, 90º, velocidade 3.
Entretanto numa tigela bata o ovo com as gemas e adicione o leite restante.
Seleccione 2 minutos e meio, 80º, velocidade 3 e verta a mistura dos ovos pelo copinho da tampa, com a máquina em funcionamento.
Adicione o chocolate picado, a manteiga e a baunilha no copo e espere 1 minuto.
Ao fim desse tempo, programe 1 minuto, 80º, velocidade 3.
Distribua o pudim por tacinhas e se quiser evitar a formação da camada superficial mais dura e seca, coloque película aderente.
Refrigere por 4 horas no mínimo antes de servir.
Decore com pepitas de chocolate.
Notas:
Foi a terceira ou quarta vez que fiz esta receita e por razão desconhecida nunca a tinha fotografado.
Se não tiver essência de baunilha pode omiti-la, confesso que já fiz com e sem baunilha e não achei que se notasse grande diferença.
Este pudim tem a consistência de um leite-creme e o sabor forte de uma boa mousse de chocolate, por isso é só para amantes de chocolate.
A receita original é do livro "Baking: From My Home to Yours" da Dorie Greenspan, mas eu segui a tradução da Helena do Sabores de Canela que também já foi reproduzida pela Margarida do Figo Lampo.