Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Portuguesa a viver na Suécia, raramente festeja o seu aniversário por estar longe da família, mas este ano será diferente porque a Ana convidou toda a blogosfera a confeccionar um bolo.
Quando vi o desafio que a Ana nos propunha, foi este o bolo que me veio de imediato à cabeça, não por ser o bolo dos aniversários cá de casa, nem por ser o bolo da família, mas porque este bolo tem toda uma história por trás que tem a ver com o relacionamento possível entre pessoas que não se conhecem a não ser através dos blogs. Vi-o pela primeira vez há exactamente três anos atrás, num mês de Maio num blog norueguês que entretanto acabou e nunca mais saiu da minha memória.
A receita estava em norueguês mas isso não foi problema, os meus parcos conhecimentos de alemão foram suficientes para entender a essência da receita, mas havia um ingrediente que não consegui traduzir. Escrevi à Catherine, a dona do blog que prontamente me ajudou enviando-me a receita em inglês, mas que por qualquer razão ficou perdida entre as centenas, senão milhares de receitas que gostava de fazer um dia.
Comprei a fécula de batata há uns dias atrás numa viagem relâmpago que fiz ao Porto para estar com uma amiga que conheci exactamente por causa do blog e acabei por conhecer outras tantas que me receberam com um enorme carinho e que me mostraram um Porto diferente daquele que eu guardava na minha memória.
Por tudo isso este bolo acaba por ser um bolo especial porque tem na sua essência, a amizade e o intercâmbio entre blogs, assim dedico-o não só à Anasbagueri, como também à Catherine pela sua gentileza e a todos os que me acompanham ao longo dos anos e que são cada vez mais.
Bolo de Frutos Secos com Natas e Pêssegos em Calda
Ingredientes:
Para o bolo:
Para a guarnição:
Preparação:
Picar as nozes e as amêndoas num robot de cozinha. Na Bimby são 4 segundos velocidade 7.
Bater os ovos com o açucar até dobrarem de volume, cerca de 15 minutos com uma batedeira, adicionar a fécula de batata com o fermento em pó envolvendo com cuidado por fim juntar os frutos secos triturados misturando com uma espátula.
Vai ao forno cerca de 30 minutos, a 180º C, em forma forrada no fundo com papel vegetal, untada e enfarinhada. Deixar arrefecer o bolo, cortá-lo ao meio e rechear.
Bater as natas até dobrarem de volume, juntar o açúcar, reservar metade das natas batidas, à outra parte juntar o doce de pêssego e colocar sobre a base do bolo, colocar a outra parte por cima, barrar com as restantes natas batidas e decorar com os pêssegos em calda.
Nota: Se quiser pode embeber o bolo com a calda do pêssego.
A Fécula de Batata comprei na loja A Vida Portuguesa, mas há à venda em quase todas as mercearias.