Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O Cinco Quartos de Laranja faz cinco anos anos e quando um blog amigo faz anos e nos convida para a festa, nós vamos de imediato para a cozinha.
Como a dona do Blog é uma Laranjinha, a receita obrigatoriamente tinha que conter laranjas.
A inspiração não tem sido grande e o tempo tem sido pouco, mas para os amigos arranja-se sempre qualquer coisinha, por isso a receita não é original, mas foi escolhida a pensar na minha amiga Laranjinha.
Queria dizer tanta coisa, mas às vezes as palavras não fluem e outras não são suficientes para manifestar a amizade que une as pessoas, por isso resta-me dizer que o Cinco Quartos de Laranja é um blog que eu sempre gostei, mesmo muito antes de andar nestas lides, pela qualidade, pela variedade e pela simplicidade das receitas.
Bolachas de Laranja e Sementes de Papoila
Ingredientes:
Preparação:
Bimby/Thermomix
Ligue o forno nos 180º.
Pulverize a casca da laranja, junte a farinha, o açúcar e a manteiga e programe 5 segundos, velocidade 4, depois programe 10 segundos, velocidade 6. Programe mais 15 segundos, velocidade 5 e adicione o sumo de laranja.
Estenda a massa com o rolo da massa polvilhe com as sementes de papoila e passe o rolo por cima sem pressionar, apenas para as sementes aderirem à massa. Corte com um corta bolachas e leve ao forno por cerca de 8 a 10 minutos, ou até estarem ligeiramente louras. Deixe arrefecer e guarde numa caixa bem vedada.
Tradicional:
Ligue o forno nos 180º.
Misture a farinha com o açúcar e a raspa de laranja, adicione a margarina fria aos cubinhos e misture com os dedos até obter uma massa areada bem fina. Junte o sumo aos poucos apenas o suficiente para obter uma massa moldável. Estenda a massa com o rolo da massa polvilhe com as sementes de papoila e passe o rolo por cima sem pressionar, apenas para as sementes aderirem à massa. Corte com um corta bolachas e leve ao forno por cerca de 8 a 10 minutos, ou até estarem ligeiramente louras. Deixe arrefecer e guarde numa caixa bem vedada.
Esta é a minha versão desta receita da Vaqueiro.
Nota: Pode substituir as sementes de papoila por outras a gosto, ou adicionar uma colher de chá de flores de lavanda à massa.