Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Esta receita foi-me dada por uma colega de trabalho há uns dois anos atrás e nem sei porque ainda não a tinha experimentado, como noutro dia me sobrou um pouco de espumante lembrei-me de o aproveitar para esta receita, que foi um pouco alterada da original, pois o pato era cozido em champanhe colocando os ingredientes todos ao mesmo tempo no tacho, eu preferi selar o pato como de costume e só depois adicionei os restantes ingredientes.
É um prato de sabor agradável e adequado para um jantar mais requintado.
Acompanhámos o jantar com um tinto da Adega das Mouras de Arraiolos, um Moira's Reserva 2008, das castas Trincadeira e Alicante Bouchet que a mim, pelo menos, me pareceu perfeito.
Pato com Espumante
Ingredientes:
Preparação:
Dê uns golpes a formar losangos na pele do pato e coloque-os numa frigideira quente com a pele virada para baixo, deixe tostar a pele e volte-os para selar a carne do outro lado. Retire-os da frigideira e reserve. Deite as cebolas cortadas em gomos na gordura do pato e deixe alourar ligeiramente, se vir que tem demasiada gordura deite fora metade deixando apenas o suficiente para alourar a cebola.
Volte a colocar o pato na frigideira, tempere com sal, pimenta e dois cravinhos, regue com o espumante e o molho de soja e deixe cozinhar tapado, em lume brando até estar cozido. Retire a carne do tacho e reserve em local quente.
Retire os cravinhos, triture o molho com a varinha mágica e engrosse-o com a maisena se necessário (eu não engrossei).
Corte a carne em fatias ponha num prato de servir e regue com o molho, sirva com castanhas salteadas e esparregado de bróculos.
Para fazer o esparregado de brócolos, aproveitei umas sobras de brócolos cozidos, numa frigideira coloquei uma colher de sopa de azeite com um dente de alho bem picado, levei ao lume, quando o azeite aqueceu juntei os brócolos esmagados com um garfo, deixei aquecer e requei com uma colher de sopa de vinagre e engrossei com uma colher de café de maisena dissolvida num pouco de água.