Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A primeira vez que as provei foi há vários anos atrás em Cambados, na Galiza e não mais esqueci o seu sabor delicado, esta semana vi-as à venda congeladas mas de boa qualidade por isso não hesitei em comprá-las para experimentar uma receita que me parece perfeita para o dia de Natal e que estará decerto na minha mesa.
É uma entrada simples e o único inconveniente é apenas o preço, as vieiras não são acessíveis a todas as bolsas, nem tão pouco à minha por isso opto por as consumir apenas em alturas festivas.
Para fazer esta receita inspirei-me nesta receita da Elvira's Bistrôt, nesta do El Grand Chef e nesta do Velocidad Cuchara, todas me pareceram óptimas, mas por não ter todos os ingredientes para cada uma delas acabei por criar a minha versão, que foi degustada e aprovada por maioria cá em casa.
Alternativas são possíveis, como por exemplo usar as sobras de bacalhau da noite de Natal, ou fazê-las com peixe e camarão em vez das vieiras.
Vieiras Gratinadas
Ingredientes:
Preparação:
Descongele as vieiras, passe-as por água e seque muito bem com papel absorvente.
Faça um refogado com o azeite, a cebola e o alho, quando a cebola estiver transparente, adicione os cogumelos picados e o vinho verde, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até evaporar quase todo o líquido.
Junte as natas misture bem e cubra as Vieiras polvilhe com o pão ralado e leve ao forno quente a 200º sem ventilador cerca de 20 minutos ou até o pão estar dourado.
Notas: Pode substituir os coentros por salsa se preferir. O receita do pão ralado com coentros vem no Livro de Receitas Básicas da Bimby / Thermomix, mas pode ser feita noutro robot de cozinha, para isso basta triturar pão velho com coentros picados.
Na galiza as vieiras normalmente levam molho de tomate em vez das natas e também ficam muito boas.
Para acompanhar, aconselho um vinho verde, se estiver em Espanha a minha preferência vai para um vinho verde da casta Ribeiro, se estiver em Portugal a minha escolha vai para um vinho verde da casta Loureiro, mas não pensem que tenho alguma coisa contra os Alvarinhos ou Albariños.
Com esta receita participo no desafio do Lazyblog, por cá não encontro os produtos Santa Teresa para com eles elaborar a receita, mas ainda assim aqui deixo o meu contributo para um Natal mais saboroso.