Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O sobrinho faz 13 anos, e pediu semifrio de café... A tia não gosta de doces com café, mas um pedido do R. é inquestionável e irrecusável.
Como ele nunca pede nada, a tia teve todo o gosto em atender o pedido.
Ontem passei parte da manhã à procura de receitas de semifrio de café, e como não encontrei quase nada, ou pelo menos nada que me agradasse, resolvi inventar um pouco. O R. esteve por aqui a estudar para os próximos testes e foi dando um olho de vez em quando para ver como a coisa estava a correr, e até foi dando palpites...
O resultado foi este, para a versão alternativa conforme nota mais abaixo:
Semifrio de Café
Ingredientes:
Preparação:
Faça o café, leve o leite ao lume a aquecer.
Bata o açúcar com as gemas até formar um creme esbranquiçado , junte-lhe a farinha.
Misture o leite e o café ao preparado das gemas, aos pouquinhos e mexendo sempre. Leve ao lume a engrossar, tendo o cuidado de mexer sempre para não pegar. Deixe arrefecer.
Entretanto bata 2 pacotes de natas até dobrar o volume e envolva no preparado anterior. Leve ao congelador por pelo menos 4 horas. Desenforme, decore com grãos de café e sirva fresquinho.
Nota: Para uma versão não gelada, antes de incorporar as natas, e enquanto o preparado ainda está quente, dissolva 4 folhas de gelatina, sem cor e sem sabor, no preparado que vai ao lume. Para isso basta pôr as folhas de gelatina de molho em água fria por cerca de 5 minutos, escorrer e misturar no preparado quente para dissolver. Depois segue o resto da receita conforme explicado a cima. Põe em tacinhas individuais deixa refrescar e decora com os grãos de café na altura de servir.