Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Nunca lhe deixei um comentário até há uns dias atrás, em que ela publicou um post sobre Paris, a minha segunda cidade de eleição e fez um daqueles bolos irresístíveis, deixei-lhe um comentário assim meio tímido, foi assim que ela passou pelo meu blog e soube da festa Tertúliana tendo comentado que foi uma pena não saber antes que gostaria de ter participado. Eu disse-lhe o que tenho dito à maioria, a festa só acaba depois do último convidado chegar e que até sexta-feira ainda podia participar, foi assim que bem em cima da hora a convidei para a festa como convidada de honra e ela acedeu de imediato.
O Trem Bom é um blog de uma brasileira do Ceará que vive no Reino Unido, é um blog que se gosta de imediato por tem uma imagem cuidada, uma fotografia bonita e receitas deliciosas, acompanho-o desde tempos remotos, a par com o Chucrute da Fer, numa altura em que as minhas escritas ficavam pelos cadernos e as receitas eram feitas de improviso e sem deixarem qualquer registo escrito.
À Valentina só tenho que ficar grata pela sua participação, os seus canapés de camarão vieram enriquecer e dar alento a esta festa que continua por mais uns dias. No final do mês publicarei a lista de todos os participantes que este ano foram muitos e bons.
Agora passo a a palavra à Valentina e entrego-lhe a minha cozinha com a certeza que não me irei arrepender.
"Tertúlia. Quando eu tinha 5 anos, há uns 25 anos atrás – (ui, me deu uma tosse terrível), lembro que no Ceará ouvia a palavra tertúlia. Fazia parte do meu vocabulário ‘de origem’, das minhas raízes e identidade. Ao ouvir o nome do blog da Moira, antes de mais nada me fascinou, pois tantos anos depois da minha partida do Brasil ouvia esta palavra novamente. E antes de mais nada a palavra me tocava por tocar no meu mais íntimo, nas minhas origens. E também me toca, pois o blog da Moira é de imensa beleza. Quando vi que fazia anos quis participar, fazer parte desta energia bonita.
O outro desafio era o que levar. Tinha que ser algo que eu achasse digno de festa, de sabor especial, e moçoilo com cara de festa. Penso aqui, coço a cabeça.. e não quis fazer doce. Bom, minto. Sempre quero fazer bolo. Mas resolvi dar um toque inesperado na minha contribuição. E pensei na culinária que mais me ‘excite’, que me faz feliz e me faz também lamber os beiços e querer largar tudo só para cozinhar. A culinária tailandesa. Havia visto esta receita tão simples e ao mesmo com elementos que amo: o picante, o levemente azedinho e também um discreto doce… Então resolvi que traria uns aperitivos de pepinos com camarões e molho asiático para a festa. É receita de verão, mas numa casa européia, cheia de calefação neste final de inverno, o calor gerado nos faz fazer de conta de estarmos em lugares mais quentes.
Foto gentilmente cedida para este evento por Valentina do Blog Trem Bom
Canapés de Camarão e Pepino
Ingredientes:
Preparação:
Pegue um pilão e ponha em um lugar de fácil acesso. Reserve umas folhinhas de coentro para decorar os canapés. Pegue o resto, incluindo os cabos, e ponha no pilão assim como um dente de alho descascado e o açúcar. Moa até ficar com uma espécie de pasta. Acrescente a pimenta e moa mais um pouco. Ponha o suco de limão e o molho de peixe tailandês, e mexa. Jogue os camarões dentro do pilão assim como as raspas de limão e deixe de molho. Enquanto isso corte os pepinos em fatias relativamente finas. Coloque o óleo numa frigideira em fogo médio/baixo e toste as fatias de alho levemente – eu sei, os meus ficaram levemente queimados. Disponha as fatias numa bandeija ou prato de servir, depois coloque um camarão em cada rodela, enfeite com a folha de coentro, e por fim coloque a fatia de alho. Dê uma leve regadinha com um tiquitito do molho. Sirva em folhas de limão."
Espero que tenham gostado tanto quanto eu desta entrada deliciosa. Obrigada Valentina!