Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O livro das Técnicas Culinárias do Le Cordon Bleu dedica-lhes uma página, são pequeninos, "delicados, elegantes e deliciosamente sofisticados", eles são os chamados petits fours, e entre eles estão os Financiers.
Sempre os olhei com desconfiança, não sei se por serem demasiado simples ou se por serem feitos só com claras, certo é que demorei muito tempo a experimentá-los e já senti mil e um arrependimentos.
Em Portugal temos muito mais doces a usar as gemas do que as claras, muitas pessoas chegam a deitá-las fora, mas não há necessidade de estragar. As claras podem perfeitamente ser guardadas durante uma semana no frigorifico dentro de um recipiente bem fechado, ou congeladas durante algumas semanas.
Não me lembro onde gastei as gemas, o que é certo é que tinha um excedente de claras resolvi dar-lhes uso.
Será que podemos chamar a isto reciclar ? É certo que estou a aproveitar umas claras que tinha a mais, mas não estou a reaproveitar sobras, e por isso ainda não será esta a receita para o Projecto Reciclar, mas passem por lá e atrevam-se a participar neste desafio, que para além de útil me parece de reflexão importante.
Mas vamos ao que aqui me trouxe, os tais bolinhos que em França se chamam Financiers e noutros locais dão pelo nome de Friands, estes bolinhos foram feitos especialmente para receber a minha amiga Pipoka para um lanche de tagarelice e experiências fotográficas.
Enquanto esperamos por mais receitas dos blogs convidados, deixo-vos estes bolinhos para se entreterem e não se esqueçam, dia 20 é já no próximo sábado, dia para publicarem a receita do aniversário do Tertúlia, preparadas para receberem a Moira para Jantar?
Financiers (ou Bolinhos de Amêndoa)
Ingredientes:
Preparação:
Misture todos os ingredientes até obter uma massa lisa.
Coloque em forminhas untadas e enfarinhadas, ou use o spray da espiga e já não é necessário enfarinhar.
Vai ao forno aquecido a 200º durante cerca de 10 minutos ou até quando espetando um palito o mesmo sai seco.
Notas:
Esta quantidade rendeu-me 6 bolinhos, mas as minhas formas não são tão pequeninas como eu queria.
Para esta receita não se batem as claras em castelo e também não leva fermento nenhum.
Segui a receita do Le Cordon Bleu, mas retirei as passas e o rum que levava (30g de passas + 3 colheres de sopa de rum) e dupliquei a receita e ainda bem pois a original nas minhas formas teria dado 3 bolinhos.