Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Há coisas cuja origem se perde nos tempos, como as receitas que alguém fez um dia pela primeira vez e que foram passando de geração em geração, acho que é o caso dos Marmelos Assados, a minha mãe sempre os fez com Vinho do Porto e Canela, no entanto eu nunca os fiz em minha casa, lembrei-me deles esta semana porque os vi no Sabores da Alma que reproduziu a receita do Cinco Quartos de Laranja e foi inspirada nessa receita que resolvi também eu fazê-los.
Digamos que a minha inspiração não anda em alta, ando a ouvir músicas que já fazem parte do álbum de velharias, tenho demasiadas coisas a ocupar-me a cabeça e nem todas são boas, por isso e esperando que cheguem melhores dias, deixo-vos uma versão alternativa de marmelos assados em que não usei Vinho do Porto porque só tinha um Vintage para abrir e achei que talvez fosse demasiado bom para uns simples marmelos, no entanto tem andado na garrafeira um Licor de Alfarroba, que na minha opinião é demasiado doce para beber simples, mas que para a receita assentou na perfeição.
Marmelos Assados com Licor de Alfarroba - para 2 a 3 pessoas
Ingredientes:
Preparação:
Descasque os marmelos e corte-os em fatias, mantendo-os dentro de uma taça com água e sumo de limão para não oxidarem enquanto descasca o outro.
Numa taça que possa ir ao forno, coloque as fatias de marmelo, polvilhe com o açúcar e a canela e regue com o licor de alfarroba e leve ao forno quente cerca de 30 minutos, polvilhe com a amêndoa e deixe no forno mais 5 ou 10 minutos para tostar.
Notas: Quem não tiver licor de Alfarroba pode fazer com vinho do Porto ou outro vinho doce, para quem quiser uma versão sem álcool pode fazê-la com chá.