Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Muita gente não aprecia peixe cozido, mas se o mesmo levar um molho, já marcha melhor e afinal de contas o peixe faz tanta falta.
Felizmente cá em casa gostamos de peixe e apesar de se comer peixe cozido de vez em quando fazemos umas variantes com molhos.
Hoje não trago uma, mas duas receitas de peixe que estavam esquecidas na pasta de fotos, é que por aqui se alguma coisa fica para trás entra mesmo no esquecimento, e não fosse a falta de espaço no disco e a necessidade de organização de algumas pastas e estas receitas já nunca mais viam a luz do dia.
É que por aqui, a dona deste blog faz a comida, fotografa, janta e vai de imediato passar a receita e escolher as fotografias, se não o fizer pode ainda lembrar-se de como fez, mas é impossível lembrar-se das quantidades e não vale a pena dizer que o ideal era tomar notas, blocos e caderninhos não faltam nesta casa, é mesmo do feitio da dona que teima ter uma memória de elefante, mas que às vezes tem apenas memória de formiguinha.
Hoje não há lista de ingredientes nem quantidades precisas, por razões óbvias será tudo mais ou menos a olho e à responsabilidade de quem estiver a comandar os tachos.
Dourada Cozida com Molho de Cogumelos, Aneto e Mostarda
Comece por cozer uma dourada temperada com sal uma meia hora antes de ir para o tacho. Junto com a água e a dourada coloque no tacho uma folha de louro, um dente de alho e uns grãos de pimenta.
Entretanto fazer um refogado com um fio de azeite e uma cebola aos gomos fininhos, adicionar uma colher de sobremesa de mostarda à antiga, aquela que vem com os grãos e que é mais escura que a mostarda vulgar, adicionar uns quantos cogumelos de diferentes qualidades,(costumo comprar umas embalagens de cogumelos congelados que trazem umas 5 variedades diferentes) e um pouco de aneto picado, temperar com sal e deixar cozinhar um pouco só para cozer a cebola e os cogumelos, adicionar umas colherzitas da água da cozedura do peixe e se necessário um pouco de maizena para engrossar o molho.
Quando o peixe estiver cozido, retirar com cuidado para uma travessa e tirar-lhe a pele, servir com o molho e batatas cozidas com pele.
A outra receita é de uma enorme simplicidade.
Peixe Cozido em Molho de Tomate
Coze-se o peixe da mesma forma como expliquei acima, com alho louro e pimenta em grão.
Entretanto faz-se um refogado com cebola e alho muito picadinhos, adiciona-se tomate pelado e picado, uma folha de louro, tempera-se com sal e pimenta e deixa-se cozinhar em lume brando, no final adiciona-se uma colher de sopa de coentros picados ou salsa se preferir.
Quando o peixe estiver cozido retiram-se a pele e as espinhas e colocam-se os lombos do peixe dentro do molho, mexendo com cuidado e deixando apurar um pouco. Se preferir pode fazer com lombos de pescada ou com medalhões de maruca, apesar de que aí sai mais caro.
Serve-se com legumes cozidos, broculos ou couve-flor ou uma mistura de ambos. Também fica bem com arroz branco.
Alternativas para variar este molho, adicionar-lhe uma colher de caril e um pouco de leite de coco, ou então um pouco de pimentos assados às tiras.