Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Tertúlias do João Pedro Diniz

por Moira, em 07.11.09

Não vou esconder que o Ardeu a Padaria, o Blog do João Pedro Diniz, é um dos blogs portugueses que eu mais aprecio ler, por lá não se encontram fotos maravilhosas, nem listas de ingredientes, em contrapartida podemos encontrar refeições simples, outras exóticas, ou não fosse o João "aficionado" de comida goesa, e acima de tudo podemos encontrar textos a que eu chamaria pura "gastronomia em prosa" se é que isso existe.

O Ardeu a Padaria é talvez o único blog que conheço em que uma imagem não vale mais do que mil palavras, e se não acreditam, passem por lá e percam-se pelas suas páginas.

Graças à Neide acabei por conhecer o João num almoço muito agradável de que vos falei há uns dias atrás e que a Neide relatou aqui, com as fotos e nomes das iguarias que tivemos oportunidade de provar no Tentações de Goa.

 

Hoje as Tertúlias são dele e tenho a certeza que esta cozinha fica em boas mãos.

 

"Fui à cozinha deitar na panela o grão, que foi cozido ontem, e assim se juntou ao resto do cozinhado, e vim até aqui para escrever a receita prometida à Moira, por ocasião do segundo aniversário do seu blog.
Ela por certo pensará que vou falhar ou que prometo à toa, mas a verdade é que por querer escrever algo diferente, já fiz 3 pratos cujo resultado não foi o melhor. 
Assim, fiz um ambotik muito razoável mas os sabores fortes desse preparado goês, atropelaram o discreto cantaril, que tão fresco era. 1-0 para a asneira.
Fiz umas sopas de peixe com o caldo das espinhas do mesmo cantaril, tomate, cebola e chouriço. Umas belas sopinhas com as quais reguei as fatias finas do pão alentejano, mas quando provei o sabor do chouriço sobrepunha-se ao resto retirando-lhe a frescura própria. 2-0.
Fiz umas migas de bacalhau com couve que costumam sair bem mas desta vez alguma coisa descarrilou e eu não consigo dar notícias falsas e também não me sentia bem a contar uma receita falhada numa ocasião de festa como é o caso. E vão 3.
Por fim hoje acertei. Fiz uma coisa que nunca antes fizera, e ficou um petisco daqueles que serviria ao meu melhor amigo. Vai ser comido pela família mas a receita segue direitinha para o mail da Moira. Para não faltar à verdade, só escrevo o resto depois de comer.
Com licença.

Esta mesmo bom. E é muito simples.

Levei ao lume uma caçarola com um pouco de azeite onde fritei 2 dentes de alho picados. Juntei 500g de carne de porco picada e quando esta perdeu o sua côr rosada, temperei com sal, coentros frescos picados e cebolinho picado. Depois juntei 1 copo de vinho branco e outro de caldo de galinha que tal como o grão, preparara na véspera.
Deixei o líquido reduzir até quase secar e tirei a carne do lume.
A caçarola vazia voltou ao lume, deitei mais um pouco de azeite e refoguei aí uma cebola e outro dente de alho, ambos picados. Quando o refogado alourou juntei um pouco de sal e uma masala feita com 1 colher de café de curcuma, 1 colher de chá com cominhos e o mesmo com pimentão. Misturei bem e fui juntando 2 tomates limpos e picados, ¼ de pimento verde picado, ½ cenoura em rodelas finas, 1 colher de sopa de concentrado de tomate e uma mão cheia de oregãos.
Coloquei a tampa e deixei fervilhar durante 20 minutos. Como estava a querer secar juntei 1 copo com água e deixei cozinhhar mais 15 minutos. 
Juntei o grão ( 3 chávenas ???) esperei que retomasse a fervura e deixei apurar um pouco antes de arrumar uns ovitos para escalfarem. Antes de servir juntei umas belas folhas de hortelã e, por me lembrar do que dissera o Maurício, aqueci umas fatias de pão para receberem em cima aquele guisado bem cheriroso e bem saboroso."

Enfim algo digno do aniversário. Parabéns e bom proveito!

 

João como se costuma dizer: Não há uma sem duas e não há duas sem três, neste caso e para fugir às regras é caso para dizer que não há três sem quatro.

Cá por casa estão todos os ingredientes necessários para elaborar este petisco e numa destas noites farei desta receita o nosso jantar. Obrigado por esta participação e pelo esforço.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:27


WOOK - www.wook.pt


19 comentários

De neide rigo a 11.11.2009 às 10:38

Moira, querida, parabéns pelo aniversário do Tertúlia, sempre tão lindo, leve e gostoso de ler. Fico feliz de ter propiciado o encontro como o João Pedro que faz da escrita verdadeiras fotografias deleitosas.
Um beijo, N

De Moira a 11.11.2009 às 12:01

Obrigada Neide!
E por falar em fotos, adorei as fotos do Mercado da Ribeira com aqueles peixes todos, sabe que eu nunca fui lá em hora de mercado? E estou aqui tão perto.
Beijos

De Canela a 08.11.2009 às 18:38

Olá Moira
Tanta novidade por aqui!Vou tentar por-me a par...
Adorei a receita e ao contrario de toda a gente descobri esse blog há pouco tempo,quando o Pedro Rolo Duarte o mencionou, no email que me enviou para participar na revista Nós.Mas passei a visitá-lo pois gosto da prosa.
Fiz hoje a receita para o aniversário do teu blog.Como faço publico 1º ou envio-te já?
Beijo

De Moira a 08.11.2009 às 19:05

Canela,
Envia-me para poder compôr com o resto do meu texto e podemos publicar a partir da meia noite, para não entrar no mesmo dia do João Pedro. Obrigada!
Beijinhos

De Cacahuete a 08.11.2009 às 14:07

Bela receita. Gostei do 3-0, às vezes é assim, as coisas nem sempre nos saem bem, por mais que queiramos. Aprendemos com os erros. Parece-me que no fim ficou uma receita deliciosa.

Bjs

De Moira a 08.11.2009 às 20:08

às vezes nem tudo corre bem, e quando se fazem eexperiências com receitas por vezes temos que ajustar sabores, mas é assim mesmo estamos sempre a aprender.
No final parece-me que saiu uma receita óptima.
Bjs

De Ameixinha a 07.11.2009 às 21:51

Caso para dizer: "não há duas sem três, mas às duas por três... tenho andado azarento este mês. Eu não era agoirento mas agora talvez" :)
Esses "actos falhados" foram propositados para chegar a essa receita que me parece maravilhosa. Sou fã incondicional de grão! Masala é "garam masala", não é?

De Moira a 08.11.2009 às 20:06

Ameixinha,
Receitas que não correm bem, em minha casa há muitas, principalmente quando me ponho a inventar :)
Quanto à pergunta que fazes eu presumo que sim, mas´percebo pouco de comida indiana, o melhor é perguntar ao João.
Já fiz o teu brownie, mas não cresceu nada, desconfio que algo correu mal, no entanto estava muito saboroso e marchou na mesma :) na receita não mencionavas fermento e eu não coloquei é mesmo assim?
bjs

De Ameixinha a 08.11.2009 às 20:48

Ohhh, a sério? Que pena! Ele não cresce muito... se calhar o teu tabuleiro era muito grande, não? Ficam uns quadrados pequenos mas, como a minha foto mostra, ficam do tamanho de quase todos os brownies que se conhecem. A receita não pede mesmo fermento, mas eu uso farinha autolevedante para os bolos, não sei se também usaste!?
É uma chatice quando as receitas não saem como nós esperamos, fico fula!!!

De Moira a 08.11.2009 às 22:13

Ameixinha,
Não fiques preocupada, primeiro porque hoje és pequenina e depois porque estava mesmo muito bom, só ficou foi baixote.
Eu nunca tenho farinha autolevedante em casa, mas tens razão eu também só tenho um tabuleiro e era bastante grande. Depois mostro as fotos :)
Beijocas

De JP a 08.11.2009 às 22:15

Masala "is a term used in South Asian cuisines (including Indian, Bangladeshi, and Pakistani cuisines) to describe a mixture of spices"
(Wikipedia)
Usei a palavra masala para designar a mistura de especiarias.
Garam masala é uma das muitas masalas que existem

De Margarida a 07.11.2009 às 20:51

Que bela sugestão a do João!
Já há algum tempo que leio o ardeu a padaria. Acho até que foi dos primeiros blogues que adicionei nos favoritos. Gostei bastante desta receita e cedo a irei fazer em casa.
Parabéns por mais esta!
beijinhos

De Moira a 08.11.2009 às 20:03

Margarida,
Já leio o Ardeu a Padaria há muito tempo, muito antes de ter blog, gosto da escrita e das receitas tão tradicionais quanto inovadoras.
Beijinhos e resto de bom fim de semana

De Leonor a 07.11.2009 às 14:39

Olá Manuela,

Gosto dos guisados que são acompanhados com fatias de pão.
Como gosto de ovos escalfados, brevemente hei-de experimentar esta receita feita com grão de bico, que me parece ser excelente!
Parabéns ao João por esta ideia.
Para si Manuela, bom fim de semana!
Beijinho

(Leonor)

De Moira a 08.11.2009 às 20:01

Leonor,
O pão tem que estar sempre presente ou não fossemos nós portugueses. Apesar de não se poder abusar, por razões óbvias, ele há coisinha melhor do que ter um pãozinho para molhar no molho? hehehe
Bjs e resto de bom fim de semana

De Gasparzinha a 07.11.2009 às 12:03

Moira, o Ardeu a Padaria é dos blogues que há mais tempo acompanho.
é impossível não nos deliciarmos com a narrativa solta das receita, pelo estílo tão próprio do João Pedro Diniz e a ausência de fotos ainda estimula mais a gula.

como não poderia deixar de ser, esta contribuição está à imagem do que ele sempre partilha: perfeição.

A experimentar em breve aqui em casa. :)

Parabéns aos dois.

De Moira a 08.11.2009 às 19:58

Gasparzinha,
É exactamente no tipo de escrita que resulta na perfeição e na qualidade das receitas que reside o mérito do João.
Bjs

De Pedro a 07.11.2009 às 11:32

O Ardeu a Padaria é um dos blogs que está na nossa "wishlist" de blogs que gostávamos de ver no SAPO, e pessoalmente, seria um desafio interessante redesenhá-lo. Excelente escolha no convite, Moira, ainda por cima carne picada é o meu prato de eleição (a minha mãe não me deixa mentir) :)

De Moira a 08.11.2009 às 19:56

Era uma mais valia para o Sapo :)
As receitas dele são sempre muito boas.

Comentar post



Fotos no Flickr




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tradutor



Também estamos aqui

Facebook

Tertúlia de Sabores da Moira

Divulga também a tua página


Instagram

Instagram


Pinterest

Pinterest


Networked Blogs


Eventos na Blogosfera

World Bread Day

World Bread Day 2016 (October 16) World Bread Day 2015 (October 16)


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2009
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2008
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2007
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D