Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mais vale um pássaro na mão...

por Moira, em 29.03.09

A Páscoa está à porta e não posso deixar de fazer o meu folar preferido, por isso quero também partilhá-lo convosco, para que o possam saborear.

Sei que nem todos têm paciência para este tipo de coisas, eu também não tinha muita, mas cansei-me de experimentar folares em pastelarias, algumas de renome mas em que a massa se assemelha a qualquer pão de leite ou bolo rei sem frutas pincelado por cima com uma gelatina transparente que mais se assemelha a um verniz.

Para mim um folar tem que levar obrigatoriamente canela e erva doce em pó, mas para quem não gosta destes sabores pode omitir um deles.

Folar da Páscoa

Ingredientes:

  • 40 g de fermento de padeiro ou 11g de fermipan
  • 500 g de farinha de trigo
  • 1 dl de leite morno
  • 100 g de açúcar
  • 75 g de margarina (usei manteiga sem sal)
  • 1 colher de café de canela
  • 1 colher de café de erva doce em pó
  • 1/2 cálice de aguardente (usei 30 ml)
  • 2 ovos
  • sal q.b. (não adicionei nenhum)
  • 2 ovos cozidos (cozi-os com casca de cebola para colorir os ovos)
  • gema de ovo para pincelar

Preparação:

Misturar o fermento com a 100 g de farinha e adicionar metade do leite, mexer até formar uma massa que se solta da tigela e das mãos, se necessário adicionar o leite todo.

Numa taça colocar a restante farinha e fazer um buraco no centro, colocar aí a massa do fermento, ao redor desta pôr o açúcar, a margarina cortada em cubinhos, a canela, a erva doce, a aguardente e os ovos levemente batidos com um garfo, se colocar sal adicione-o aos ovos. Amassar tudo muito bem até que a massa se despegue da taça, e batê-la na mesa de trabalho umas 15 a 20 vezes até ficar com uma consistência fofa e elástica.

Passar uma taça por água a quente e limpá-la muito bem, colocar lá dentro a massa, polvilhar com farinha, tapar e colocar num local morno (embrulhei a taça num cobertor). Deixar levedar até duplicar de volume, entre uma e duas horas (a mim demorou 2 horas).

Retirar um pouco de massa para a decoração e dividir a restante massa em duas porções iguais formando duas bolas como se faz com o pão, achatar um pouco, colocar no meio um ovo cozido, decorar com rolinhos de massa por cima do ovo (coloquei só em forma de cruz).

Levar ao forno quente a 200º durante cerca de 30 minutos, ao fim de dez cobrir com papel de alumínio para não queimar, a cinco minutos do final, retirar o tabuleiro do forno e pincelar os folares com uma gema de ovo misturada com um pouco de leite. Levar de novo ao forno para acabar de cozer, se necessário colocar de novo a folha de alumínio.

Nota: Para fazer a pomba, fiz um rolo com mais ou menos 20 cm de comprimento, dei-lhe um nó, deixando uma ponta maior que a outra, achatei a ponta maior e fiz vários cortes com uma tesoura para formar o rabo do passarinho, do outro lado coloquei uma passa de uva para formar os olhinhos.

Esta receita foi adaptada da revista Saberes e Sabores, Especial Páscoa de Abril de 1998.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:19


WOOK - www.wook.pt


41 comentários

De Juanjo a 06.04.2011 às 20:49

Hola Moira,
Muchas gracias por tu recomendación, tomo también nota de esta receta, perdona que no escriba en Portugués, pero algo puedo entederlo al leer, pero no se escribirlo.
Si tengo alguna duda con alguna receta le preguntaré a mi cuñado, que es de allí y cuando vamos a Badajoz siempre vamos a comer a Elvas y probar vuestra maravillosa cocina, a mi mujer le encanta todas las cosas que cocináis con cilantro (coentros).
¿Eres fotógrafa?, son preciosas las fotos que también tienes en Flickr.

De Moira a 06.04.2011 às 21:04

No Juanjo, no soy fotógrafa ni tampoco entiendo mucho de fotografía, soy sólo una curiosa, esa es la verdad :)
Puedes escribir en Español que yo entiendo casi todo, si tienes dudas puedes preguntarme también. En Sur de España no se cocina con cilantro? Creo que el cilantro es una herencia de los pueblos árabes que vivieran en la Península Ibérica.

De Juanjo a 06.04.2011 às 21:22

Pues haces unas fotos preciosas!!!, si, el cilantro es herencia de los arabes y en el sur de España también se usa mucho. A mi personalmente, me parece un sabor muy fuerte y sólo me gusta si se usa con moderación, pues si no me mata otros sabores y no me deja disfrutar en plenitud de los demás ingredientes.
Saludos

De lurdes a 27.03.2010 às 23:57

Olá.
Fiquei sem perceber como levo ao forno a massa. É numa forma?
No tabuleiro?
Como deve ser forrado?

De Moira a 28.03.2010 às 11:34

Olá Lurdes,
Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.
A massa vai ao forno em cima de um tabuleiro tal como se faz com o pão. Eu forro o tabulerio com uma folha de silicone própria, mas pode ser papel vegetal próprio para culinária ou apenas o tabuleiro polvilhado com farinha como se fazia antigamente.

De Miss Pepper a 19.03.2010 às 23:35

Ai amiga, tantinho que eu gosto de folares. Ando com a ideia de fazer folares nesta páscoa, inclusivamente para oferecer às minhas crianças em vez dos chocolates. Lembrei-me de vir aqui cuscar e adorei os teus folares. à pombinha, se eu pudesse, já lhe tinha arrancado as penas do rabo! ihihih! O senhor aqui do lado, gostou tanto dos teus folares que disse para eu fazer amanhã! Depois digo qual foi o resultado... :)))

Beijokas

De Moira a 20.03.2010 às 00:10

Olá Pes,
Já agora e para teres uma noção do passo a passo, vai a estes links ver as fotos, sempre ajudam a fazer o bichinho com mais perfeição:
http://www.flickr.com/photos/tertulia-de-sabores/3459876547/in/set-72157619147502654/
http://www.flickr.com/photos/tertulia-de-sabores/3459879693/in/set-72157619147502654/
http://www.flickr.com/photos/tertulia-de-sabores/3460690430/in/set-72157619147502654/
http://www.flickr.com/photos/tertulia-de-sabores/3460699410/in/set-72157619147502654/
A receita que aqui está não é muito grande por isso se quiseres fazer muitos tens que dobrar os ingredientes, dá um bocadito de trabalho, mas ficam muito fofinhos.
Mas para os teus meninos eu aconselhava antes umas bolachinhas, eles gostam e dão-te menos trabalho, podes fazer com o formato de ovinhos, fazes uma bolinha meio ovalada e depois achatas com o dedo ou então se não tiveres um corta-bolachas fazes um molde com o formato de um ovo, pões por cima da massa e cortas com uma faca. Eu estive hoje a fazer uns moldes, tenho ovos, borboletas e um coelhinho, mas só as vou fazer no domingo se quiseres posso enviar-tos, mas só na segunda feira pois deixei as matrizes no escritório.
Beijocas e bom trabalho

De Coffee & Vanilla a 16.04.2009 às 23:04

Thank you for your message.
I made rabbits finally with seaweed eyes :)

Have a nice day and don't forget about Mayan Magic Giveaway on my site!

Margot

De cinzia a 06.04.2009 às 20:56

Moira, this Paloma is amazing!!!
very nice indeed, you have magilcal hands!
It could be perfect also for BreadBakingDay I announced today about Spring Country Bread...or dou you have a better idea? Come and check out what I am talking about!
Happy Baking Easter and your recipe will have a honored place in the final round up!

De Moira a 06.04.2009 às 22:42

Ciao Cinzia,
Thank you for your visit. I feel very happy to participate on BreadBakingDay and I'll try to bake it again to explain how to do it and to promote the event with the dignity it deserves.
Happy Baking Easter to you too
See you around
Moira

De Claudia a 04.04.2009 às 08:31

Moira,


Que folar mais lindo. Sabe na minha família folar é uma tradição que não se perde. Minhas avós sempre faziam, meu tio, minha tia, meu pai e minha mãe. Receita trasmontana! Vai saber! Eu gosto, principalmente com carne assada dentro.

Mas teus passarinhos ficaram lindos de morrer. Uma beleza. Parabens. Adoraria prova-los.

Claudia

De Moira a 05.04.2009 às 22:47

Cláudia,
Em Portugal, conforme a região assim o nome, em Trás-os-Montes na Páscoa faz-se o Folar que é uma massa de pão de azeite com carnes, é muito bom e a minha comadre faz todos os anos cozido no forno de lenha. E faz-se uma Bola doce com várias camadas e entre cada uma é polvilhado com açúcar e canela, que também é delícioso. Nas outras regiões a Bola é obrigatóriamente de carnes, ou bacalhau e o folar é doce podendo ou não levar canela e erva doce.
E como diz um ditado antigo, cada povo com seu uso, cada roca com seu fuso :)
Beijos

De Nucha a 02.04.2009 às 22:43

Moira,
Tu és uma artista!!!!!!! Adorei os passarocos...
Bjs!!!

De Moira a 02.04.2009 às 23:21

Nucha,
Esta foi uma experiência feliz :) acho que vou fazê-los de novo para oferecer pela Páscoa aos meus sobrinhos.
Bjs
Moira

De Amor e Sabores a 11.04.2009 às 09:36

lindo! gostei da receita , gostei das fotos , muita criatividade.Parabéns.
Beijinhos e votos de uma feliz Páscoa

De Joanina a 01.04.2009 às 19:35

Ficaram tão lindos os teus folares. Nos Açores não utilizamos erva doce ou canela, mas a mim são 2 sabores que me agradam imenso!
Sabes, eu não gosto nada de fazer massas, e sobretudo se tem de levedar, mas a forma como tu explicas, da a ideia de que e tão simples, que fico ate tentada a experimentar... Quem sabe, esta Pascoa, ainda me lanço a aventura! ;)
Bj da Jo

De Moira a 01.04.2009 às 22:25

Eu também já tive muito medo destas massas e já me saiu muita "massa furada", mas como sou persistente fui continuando a tentar.
Hoje em dia sou eu que faço todo o meu pão, experimenta a técnica do artisan bread in 5 minutes, num dos meus posts falo dela e tem link para o blog deles, é super fácil e dá-te confiança.
Antigamente, quando queria que uma massa levedasse, punha-a tapada dentro da cama e ligava o cobertor eléctrico ;) Resultava sempre!
Boa sorte para a experiência fico a torcer por ti.
Bjs
Moira

De Joanina a 02.04.2009 às 05:28

Eu já experimentei o artisan bread e adorei!!! Esse sai-me sempre bem. Primeiro vi no Delicias da Manuela e experimentei, e depois vi também aqui no Tertúlia. Tenho andado para escrever um post sobre isso no Bloguezi , mas por falta de tempo ou porque vão surgindo outras coisas ainda não o fiz.
Quanto as outras massas, e como dizes, talvez eu tenha que ser mais persistente.
Bj da Jo
P.S. A do cobertor eléctrico e gira! Nao me digas que vou ter de comprar um! lol

De Isa Lourenço a 31.03.2009 às 22:02

Adorei conhecer esta cantinho, que tem muita coisa boa
Já adicionei aos meus favoritos
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Adorei conhecer esta cantinho, que tem muita coisa boa <BR>Já adicionei aos meus favoritos <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Bjos</A>

De Moira a 01.04.2009 às 17:48

Olá Isa,
Obrigado pela sua visita e comentário.
Bjs
Moira

De laranja com canela a 31.03.2009 às 21:07

Moira,

os teus folares estão lindos. Os passarinhos estão uma delícia.
Parabéns.

De Moira a 01.04.2009 às 17:50

Obrigado Laranja,
Foi um primeiro teste para fazer e oferecer na Páscoa. Para a semana faço uma fornada de passarinhos que todos adoraram ver e eu só fiz um.
Bjs
Moira

Comentar post


Pág. 1/2



Fotos no Flickr




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tradutor



Também estamos aqui

Facebook

Tertúlia de Sabores da Moira

Divulga também a tua página


Instagram

Instagram


Pinterest

Pinterest


Networked Blogs


Eventos na Blogosfera

World Bread Day

World Bread Day 2016 (October 16) World Bread Day 2015 (October 16)


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2009
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2008
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2007
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D