Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



África Minha

por Moira, em 01.03.09

Às vezes tenho saudades de África, não que tivesse vivido lá muitos anos, ou que tivesse lá nascido, mas os tempos que por lá passei foram felizes e diferentes.

Desses tempos e das viagens que fiz, relembro o cheiro da terra molhada e os aromas de comidas esquecidas, recordo o pôr do sol vermelho e grande e para matar a saudade faço comidas africanas.

Esta é uma receita que faço de tempos a tempos e que é sempre do agrado de todos, uma receita simples e cuja inspiração fui buscar num livro de João Carlos Silva, cujo nome neste momento não me recordo, a receita não é de todo igual, até porque a dele é feita no forno e a minha no tacho.

João Carlos Silva tinha há uns anos atrás um programa de gastronomia realizado em São Tomé e Príncipe, no qual aproveitava os recursos naturais da "roça" São Tomense para preparar três receitas em cada programa: entrada, prato principal e sobremesa.
Todos os pratos eram confeccionados ao ar livre, e João Carlos Silva, um comunicador nato, levava "literalmente" os tachos às costas pelas roças e belas paisagens de São Tomé.

A receita de hoje é uma recriação do original, que li há uns anos atrás e que me ficou vagamente na memória, peço desculpa ao seu autor se a mesma não corresponde às expectativas, a nós soube-nos bem, mesmo que não sendo a original.

Ginguba era o nome que se dava ao amendoim, e Gindungo era o nome para o piri-piri, por isso e em memória de outros tempos a receita de hoje é Frango com Ginguba.

Frango com Amendoim

Frango com Ginguba (Amendoim) - para 2 pessoas

Ingredientes:

  • 4 pernas de frango
  • 50 g de amendoins torrados e moídos sem sal
  • 1 cebola
  • 4 colheres de sopa de calda de tomate
  • 1 copo de água
  • 1 colher de sopa de óleo de Palma (dendem) ou em alternativa 2 colheres de sopa de azeite
  • sal e Gindungo q.b.
  • 1 colher de sopa de coentros picados

Preparação:

Alourar o frango no óleo de palma, adicionar a cebola bem picadinha e deixar refogar um pouco, acrescentar a calda de tomate e um copo de água, deixar cozer em lume brando.

Adicionar o amendoim triturado, mexer e deixar cozinhar em lume muito brando, mexendo várias vezes, porque o molho engrossa bastante, tendo a tendência a pegar ao tacho, se necessário ir acrescentando um pouco de água, sendo que o molho deve ficar com uma consistência grossa. No final adicionar os coentros picados.

Acompanhem com arroz branco, e como dizia o autor no final dos seus programas: "Façam favor de serem felizes!"

Frango com Amendoim

Informações sobre S. Tomé e Príncipe segundo a Geotur:

S. Tomé e Príncipe fica a apenas seis horas de voo de Lisboa, é possível desfrutar de um dos últimos paraísos da terra, composto por paisagem tropical com florestas virgens, flora e fauna única no mundo, praias desertas e paradisíacas, tudo adocicado com a extrema simpatia, generosidade e tranquilidade do seu povo. São Tomé e Príncipe é formado por duas ilhas: São Tomé e Príncipe. As ilhas atraem pelas suas praias lindas, pelos seus doze meses de sol, pelas matas selvagens e montanhas, que permitem longas caminhadas por entre vegetação tropical e ainda oferecem fantásticas oportunidades de mergulho e vela.

De Clima Equatorial, com temperaturas médias anuais que variam entre os 22 e os 30º C. A temperatura varia em função da altitude (2024 metros no Pico de S. Tomé) e da pluviosidade, sendo característica uma forte densidade de humidade, quase sempre superior a 75 %. O ano caracteriza-se por duas estações: “A das chuvas” (Outubro a Maio), com temperaturas elevadas e trovoadas tropicais e a "Gravana" (Junho a Setembro), mais amena, mas com céu geralmente coberto.

 

Os dados e descrição do programa de gastronomia acima referido foram retirados do site da RTP.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:11


WOOK - www.wook.pt


25 comentários

De barriga de anjo a 07.09.2011 às 20:42

Estou com muita cuiosidade em exprimentar a receita, até porque nasci em Angola e adoro comida Africana.
Tem muito bom aspecto, parabens.

De Moira a 28.09.2011 às 12:40

Esta é uma receita que gosto muito, mas que faço só de tempos a tempos, pois devido ao uso do amendoim é demasiado calórica, mas sem dúvida uma delicia :)

De Patrícia Leal a 24.08.2009 às 21:49

Boas noites....

A navegar pela net acabei por encontrar este belo blog. Apesar de não procurar o frango, mas sim o abacate acabei por ler a info. que aqui deixa sobre S. Tomé e Príncipe. Encontrando-me a teclar directamente da ilha de S. Tomé e depois de um belo jantar e um agradável café são tomense, não deixo de referir alguns pratos que aqui já experimentei desde calulu de peixe, a cachupa, a banana que acompanha quase todos os pratos, aranhas (sobremesa de coco) à quantidade e diversidade de peixes e as espectaculares frutas.... e claro, o saboroso e único chocolate são tomense.... riquezas únicas e que, por breves momentos, nos fazem esquecer outras coisas saborosas, tipicamente portuguesas que, por cá, custam fortunas!!!! "Em Roma, sê romano".
Por isso, se precisar de alguma dica de culinária são tomense, não hesite, pois a minha amiga Tété, são tomense de gema, é uma excelente cozinheira, sempre disposta a revelar os seus segredos culinários....
Boa noite para todos!!!!!
e como dizem os são tomenses "Leve leve"

De Moira a 24.08.2009 às 22:17

Olá Patrícia,
É com um prazer enorme que leio o seu comentário no meu modesto blog, nunca pensei chegar tão longe em distância e quando isso acontece fico imensamente feliz.
Também eu passei por S. Tomé, apesar de só lá ter permanecido um dia é com enorme saudade que recordo a paisagem, e ainda hoje guardo búzios que eu própria apanhei na praia, por isso receitas de S. Tomé são muito benvindas, desde que tenha por cá os ingredientes faço qualquer coisa. Se tiver alguma, pode enviar-me para o meu e-mail que assim que for posível ponho-a em prática, exceptuando a cachupa, não conheço nenhuma das outras.
Concordo plenamente quando diz "Em Roma sê romano" eu faço exactamente o mesmo quando vou pra fora, não há melhor do que experimentar as delícias locais no seu local de origem.
Obrigada pela sua visita.

De Luiz Vila Flor a 06.08.2010 às 00:28

Boa Noite:
Estou pesquisando culinária africana e bahiana . Gostaria de saber se tua amiga, a Tété tem alguma receita onde se combinem no mesmo prato carne (de vaca, de porco, de cabra, etc.) com peixes ou crustáceos. Caso a Tété disponha de alguma maravilha, ficaria grato se tu ou ela me enviasse a preciosa receitinha .

Felicidades para ti e pata Tété.

Luiz A Vila Flor

De Né a 10.08.2009 às 00:05

Na Guiné-Bissau onde já fui 2 vezes de férias, existe um prato idêntico mas sem óleo de palma. Chama-se Caldo de Mancarra (amendoim). É delicioso como todos os pratos que por lá provei. Normalmente na culinária guineense usam e abusam do limão que dá uma leveza à comida e um sabor muito bom.

De Moira a 10.08.2009 às 11:11

Cara Né,
Conheço pouco da culinária guineense, mas não deve fugir muito da restante culinária africana e por isso eu gosto de certeza.
Obrigada pela visita e volte sempre.
Bjs

De Murilo a 11.04.2009 às 06:50

Há no Brasil um prato com semelhanças a este, pois é de origem africana. Xinxim de galinha, com amendoim, azeite de dendê castanha de caju e camarão seco. Estive uns poucos dias em Luanda ano passado, mas só comi peixes. Ótimos . Até hoje confundo jinguba com jindungo do qual sou fanático apreciador.

De Moira a 13.04.2009 às 23:08

Olá Murilo,
Convém não confundir jiguba com jindungo hehehe, a primeira eu adoro, torrado, doce ou salgado, o segundo eu detesto, simplesmente não gosto de nada que seja picante.
Tenho que procurar essa receita de xinxim de galinha, soa muito bem e deve saber ainda melhor, só não encontro camarão seco por aqui.
Um abraço

De Rita a 11.03.2009 às 01:08

ola chamo-me Rita, tenho uma tia que é de Cabo-verde e cozinha este prato de maravilha... já que deixas-te aki a receita vou fazer.... mt obrigada... Vou adicionar o teu blog ao meu para ficar atenta às tuas receitas....
;)

De Moira a 11.03.2009 às 12:11

Olá Rita,
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Depois diz-me como ficou o teu frango, espero que gostem, pois esta é apenas a minha versão da receita original.
Bjs
Moira

De Nucha a 02.03.2009 às 11:43

Olá Moira!
Mas é que há coincidências...também passei por África, o meu pai fez lá o serviço militar e eu fui com a minha mãe!!! Tenho boas e más recordações...mas também recordo aquele por do sol tão especial, tão quente e diferente!!!
Mais que comida africana gosto de comida indiana...que tal? Caril...uhmmmmmmmmm!!!
Um Abraço!

De Moira a 02.03.2009 às 17:15

Olá Nucha,
Eu prefiro guardar as boas e esquecer as más recordações.
Sem dúvida o pôr do sol é das coisas mais presentes, provavelmente pela sua beleza.
Quanto ao caril, farei num destes dias mais uma receita, embora já tenha um vegetariao aqui no blog.
Bjs
Moira

De aespumadosdias a 02.03.2009 às 11:28

Estranho que o João Carlos Silva tenha desaparecido da TV.

De Moira a 02.03.2009 às 11:32

É verdade! O programa dele era tão agradável é uma pena que tenha desaparecido.

De leonor a 01.03.2009 às 19:12

Olá Manuela!

Apesar de eu nunca ter vivido em África, os meus pais conheceram-se lá...em Moçambique.
Passei toda a minha a vida a ouvir as histórias sobre os tempos em África, sobre o mesmo pôr-do-sol de que a Manuela recorda, sobre os banhos-de-mar ao final da tarde. Sobre a vida farta, alegre e quente.
As histórias sobre África fazem parte do meu imaginário. Ouvi-as tantas vezes que já fazem também parte de mim.

Gostei desse frango apurado pela sua memória. Do sabor quente e da cor ardente tão africanas.

Com comida assim, seremos felizes, concerteza!;)



De Moira a 01.03.2009 às 21:49

Olá Leonor,
Parece que quem viveu em África partilha das mesmas memórias. O meu marido nasceu na Beira em Moçambique e gostavamos de lá ir, mas por enquanto não há orçamento para a viagem. Quem sabe um dia...
Bjs
Moira

De Claudia a 01.03.2009 às 18:55

Moira,

Linda postagem e lindo prato. A comida africana deve ser deliciosa, pena que conheço tão pouco.

Sempre quis ir a São Tomé e Príncipe e Cabo Verde também. Tenho uns amigos que foram e viveram uma experiência maravilhosa nesses países. Estão sem dúvida alguma entre os últimos recantos de tranquilidade do planeta.

Viveste em São Tomé e Príncipe, foi?

Beijos,

Claudia

De Moira a 01.03.2009 às 21:46

Olá Cláudia,
Vivi em Angola apenas durante cinco anos, mas conheço a Ilha de S. Tomé e pelo menos metade de Angola de norte a sul. As paisagens africanas são inesquecíveis e apesar de miúda, estive lá entre os 6 e o 11 anos, nunca mais as esquecerei.
Creio que de todas as minhas memórias a mais presente é a do pôr do sol, que é inegualável.
Bjs
Moira

De Joanina a 01.03.2009 às 16:59

Eu lembro-me perfeitamente desse programa de TV!! Adorava ver a preparação das receitas, tendo como pano de fundo paisagens naturais luxuriantes!!
Nunca fui a África, mas adoro comida africana. Trabalhei durante muitos anos com uma senhora que e natural de Moçambique e com ela aprendi a cozinhar algumas coisas. Tudo o que ela fazia era delicioso!... E agora vou ter de experimentar esta receita, pois também me parece ser deliciosa!;)
Bj da Jo

De Moira a 01.03.2009 às 21:59

Olá Jo,
O programa era extraordinário, pela beleza das paisagens e pelas comidas.
Eu nunca fiz comida moçambicana, mas ainda hei-de fazer ;)) Até porque o meu marido nasceu em Moçambique.
Bjs
Moira

Comentar post


Pág. 1/2



Fotos no Flickr




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tradutor



Também estamos aqui

Facebook

Tertúlia de Sabores da Moira

Divulga também a tua página


Instagram

Instagram


Pinterest

Pinterest


Networked Blogs


Eventos na Blogosfera

World Bread Day

World Bread Day 2016 (October 16) World Bread Day 2015 (October 16)


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2009
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2008
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2007
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D